Exportadores brasileiros buscam novos negócios na Expo Carnes y Lácteos 2023
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse na segunda-feira (27) que a indústria brasileira gerou US$ 6,7 milhões em negócios nos três dias da Expo Carnes y Lácteos 2023, realizada em Monterrey, no México, e deverá gerar US$ 80 milhões adicionais em exportações a partir dos contatos estabelecidos no evento.
A ABPA liderou a ação para promoção da indústria brasileira de proteína animal no evento, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com participação da BRF, Copacol, C.Vale, Netto Alimentos e Pif Paf.
“Após quatro anos, retornamos à Expo Carnes y Lácteos e o resultado não poderia ser mais positivo. A forte procura pelos exportadores brasileiros nos indicam a consolidação de uma relação de longo prazo”, disse o diretor de Mercados da ABPA, Luis Rua, em nota.
“Queremos consolidar nossa posição de apoio à produção local e à população mexicana, contribuindo para o suprimento da demanda por aves, suínos e ovos, em um momento especialmente delicado para o quadro inflacionário do país da América do Norte. A participação no evento também marcou a realização das primeiras vendas de carne suína para o mercado.”
Há duas semanas, o Ministério da Agricultura (Mapa) brasileiro anunciou que o México ampliou a abertura do mercado para a carne suína do Brasil possibilitando exportações do produto in natura, sem necessidade de passar por processamento térmico antes de ser vendido aos consumidores.
A ABPA disse que, além de contatos comerciais, realizou encontros com participantes do mercado local, com o objetivo de reforçar a posição brasileira no apoio ao suprimento da demanda de alimentos, em complementação à produção local dessas proteínas.
A entidade distribuiu materiais promocionais impressos e eletrônicos com informações sobre as empresas exportadoras e sobre a cadeia produtiva do Brasil.
O México importou 140,3 mil toneladas de carne de frango brasileira em 2022, 34,3% acima do total importado em 2021.
Ação organizada pela ABPA & ApexBrasil levou agroindústrias de aves e suínos à Expo Carnes y Lácteos 2023 (Divulgação / ABPA)