3ª edição da Feira conta com cerca de 300 expositores, espaços para a apresentação de mais de 60 horas de conteúdo e ambiente propício para a realização de excelentes negócios
O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de alimentos e bebidas. É também o cenário para um dos maiores eventos do setor: a ANUFOOD Brazil 2022. A 3ª Feira Internacional para o Setor de Alimentos e Bebidas acontece em São Paulo entre os dias 12 a 14 de abril. Organizada pela Koelnmesse Brasil, o evento, powered by Anuga, é o principal canal gerador de negócios e a mais completa vitrine de lançamentos de produtos nacionais e internacionais para o varejo, food service, alimentação fora do lar e hotelaria.
“Sabemos o quão importante é o contato presencial para a geração de novos negócios, tanto para o público expositor quanto para o público visitante da ANUFOOD Brazil. Por isso, estamos muito felizes e honrados com esta oportunidade de contribuirmos para o desenvolvimento do setor de alimentos e bebidas no país”, afirma Michael Fine, gerente da feira.
“A feira teve uma grande evolução, e esta edição vai ser ainda mais rica, mais completa e contará com muitas novidades, novos projetos e novas experiências para todos do setor”, revela o executivo.
A feira contará com cerca de 300 expositores de 15 países, e mais de 900 marcas, que juntamente com o forte compromisso dos parceiros, proporcionará um grande encontro para o setor de A&B. Todas as medidas sanitárias foram tomadas para que os profissionais de empresas de todos os portes possam realizar com segurança excelentes negócios em 2022.
Empresários e profissionais de A&B terão a oportunidade de conhecer novos produtos e lançamentos em primeira mão, avaliar fornecedores, participar das diversas atrações da feira, trocar conhecimento, fazer networking e atualizarem-se com as grandes tendências mundiais em Alimentos e Bebidas. Palestras, congressos, painéis e workshops, apresentados por especialistas do setor, vão compor mais de 60 horas de conteúdo relevante em três auditórios.
Rodadas de Negócios conectam compradores e expositores
Com foco na geração de novos negócios, a ANUFOOD Brazil traz duas Rodadas de Negócios para a edição de 2022. A Rodada de Negócios da Koelnmesse contará com 40 compradores nacionais e internacionais, que buscam novidades, novos produtos e novos fornecedores. A expectativa é realizar cerca de 1.800 reuniões com os expositores da feira durante os três dias.
A ANUFOOD Brazil une-se ao FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) para promover uma Rodada de Negócios exclusiva para conectar as redes hoteleiras aos fornecedores de Alimentos e Bebidas. A iniciativa visa a retomada, o desenvolvimento e produtividade do mercado hoteleiro. A Rodada de Negócios acontecerá no primeiro dia da feira, no espaço Hospitality Trends.
Presenças nacionais e internacionais
Em sinergia com sua proposta de valor para o mercado de alimentos e bebidas, a ANUFOOD Brazil 2022 apresentará 10 pavilhões internacionais, com as participações oficiais dos EUA, Argentina (2 pavilhões), Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Uma grande diversidade de categorias de produtos estarão em destaque nos espaços na Feira desses países.
Os cinco pavilhões nacionais compostos por entidades de renome como SEBRAE, SEBRAE-RS, SEBRAE-RV TMV, CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) /AGRO.BR, MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)/SAFC (Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo) são espaços que apresentarão muitas novidades, lançamentos e inovação durante a Feira.
Parcerias estratégicas
A ANUFOOD Brazil 2022 se constitui também de parcerias com entidades do setor que são referências nacionais e internacionais em tecnologia, comércio nacional e internacional e produção industrial. São parceiros estratégicos da Feira a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e FGV Europe (Fundação Getúlio Vargas), além do parceiro social Gerando Falcões.
Classificadas em quatro grandes pilares – Conteúdo, Inovação, Negócios e Relacionamento, as atrações inéditas desta edição da ANUFOOD Brazil deverão movimentar os três dias da feira, no São Paulo Expo.
Atrações confirmadas
Espaço Descobertas –A Local.e traz para o evento 35 marcas locais com apresentação de produtos diferenciados e inovadores, dentro de um espaço de 200m2;
Confeitaria & Panificação Show – Especialistas do SENAI-SP abordarão técnicas diferenciadas em aulas-show durante os três dias;
Oficinas de Pizzas – Realização do Instituto ConPizza em um espaço dedicado, durante os três dias;
Auditório Principal, Auditório Food Trends e NEXT Food Spotlight — Programação completa de conteúdo rico, atual e relevante;
Showroom Sindal de Equipamentos e Tecnologia — 150 m² de tecnologia de ponta dos líderes do setor de food service;
Hospitality Trends — ponto de encontro, conteúdo e networking com profissionais do setor de hospitalidade em parceria com o FOHB e Hotelier News;
Orgânicos em Movimento — Pavilhão com indústrias brasileiras de produtos orgânicos;
1º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro- capacidade de 200-300 congressistas;
Expo Supermercados – Supermercado Modelo montado dentro de um espaço de 150 m²;
#food — Ponto de encontro, conteúdo e networking para a comunidade de startups e scaleups do setor de A&B;
Espaço Food Trends – 10 empresas brasileiras com produtos inovadores, diferenciados e disruptivos em diversas categorias;
Espaço Natural Food – Empresas brasileiras focadas em alimentação saudável, alimentos naturais e funcionais;
Série de Workshops “Tendências globais em Private Label” – Marca própria nas categorias destilados, vinhos e café;
ANUFOOD Cast – Novo projeto de podcast do setor de Alimentos e Bebidas em parceria com a Rede Food Service.
Para saber mais, acesse em atrações a programação completa.
Executivos do setor declaram a importância da Feira
A relevância da 3ª Feira Internacional para o Setor de Alimentos e Bebidas é atestada por importantes executivos do setor. Abaixo seguem alguns depoimentos.
“A presença de um evento do porte da ANUFOOD Brazil, braço da Anuga, maior feira mundial de alimentos e bebidas, por si só já comprova o dinamismo e a inovação do nosso mercado. Além disso, temos outro exemplo ainda mais concreto dessa aposta no novo, que é a própria presença do estande dos orgânicos no evento. A Organis preparou um painel mostrando os conceitos e características do mercado dos orgânicos. Um nicho lucrativo, cuja presença, aliás, conforme comprovam os números, vêm crescendo de forma sólida em todos os tipos de pontos de venda. Serão abordadas desde a situação atual, com apresentação de uma grande e exclusiva pesquisa nacional de consumo, até um panorama das tendências e inovações desse mercado, seguidas de um debate aberto ao público. Enfim, temos muito orgulho de fazer parte desse evento histórico, que chega depois de um difícil período sem os tão importantes contatos pessoais que as feiras proporcionam”.
Cobi Cruz, diretor Executivo da Organis — Orgânicos em Movimento.
“O BaresSP participou das duas primeiras edições da ANUFOOD sempre tentando levar conteúdo e experiência para os profissionais de alimentos e bebidas. Um dos principais motivos da nossa participação é a importância que a feira tem, sendo hoje a única do setor nesse segmento. Conseguimos obter uma grande exposição de marca durante o evento por ser um dos pontos de experiência e conteúdo. Também fazemos muitos contatos com estabelecimentos, empresas e profissionais do setor”.
Fabio de Francisco, CEO do BaresSP.
“Mais do que nunca essa Feira é oportuna: a Covid-19 mostrou que a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos estão na prioridade principal de todos os povos, como garantia de estabilidade social e política nos países, e até mesmo da paz universal. Mostrar ao mundo os que aqui produzem sustentavelmente, nas cadeias produtivas alimentares é uma forma concreta de contribuir com esses temas centrais e colocar a região a serviço de consumidores de todos os quadrantes do Planeta”.
Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP).
“A ANUFOOD é a porta de entrada para muitos lançamentos e novidades das marcas que atendem o varejo alimentar. Nos últimos anos vimos um crescimento e abertura de espaços para novas empresas (startups) usarem a feira para expandir seus negócios. A Food Ventures está muito animada de levar o lançamento da #Food, uma comunidade para incentivar mais a inovação e a transformação do nosso setor, e, assim, conectar ainda mais esse desejo de mudança das marcas e empresas”.
Augusto Terra, fundador da Food Ventures.
“Em 2020, inauguramos o Espaço Descobertas na ANUFOOD – um local dedicado à marcas locais com produtos inovadores e diferenciados. O espaço foi um dos mais visitados da feira! Na edição de 2022, contaremos com a participação de 34 marcas locais incríveis em um espaço ainda maior. Estamos muitos animados, pois a Anufood é uma feira diferenciada no mercado por trazer novidades relevantes para o setor e por gerar oportunidades de negócios significativas para todos os participantes.”
Leila Okumura , co-founder Local.e – Realizadora do Espaço Descobertas
“No espaço do Expo Supermercados iremos montar um Supermercado Modelo completo com seção de Açougue, Padaria, Hortifruti e Mercearia. Há 21 anos, a Expo Supermercados dá as boas-vindas aos varejistas e seus fornecedores para compartilharem boas ideias com dicas inovadoras que ajudam a criar soluções para aumentar a rentabilidade, proporcionando negócios, experiências e inovações, com diferenciais que fazem do evento uma das maiores referências no setor”.
Fabiano Polese, diretor da Expo Supermercados
“O Ital se sente honrado de poder dar continuidade à parceria com a ANUFOOD Brazil para a edição de 2022. É uma grande satisfação trabalhar com toda a equipe na Alemanha e no Brasil, pois o Ital sempre considerou uma prioridade nosso país contar com uma Feira focada em alimentos e bebidas, fortalecendo o setor. Estamos preparando um debate sobre os estudos que publicamos em tendências lançados de 2013 a 2016, além de um outro debate nessa mesma linha com foco no Brasil Pack Trends 2020, lançado em 2012. Teremos ainda um bloco de atividades dedicado à avaliação e discussão sobre o Fraunhofer Innovation Platform for New Food Systems, que tem como foco principal o aproveitamento de resíduos da indústria de alimentos para obtenção de ingredientes e produtos de maior valor agregado”.
Luis Madi, diretor de Assuntos Institucionais do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos)
“A ANUFOOD Brazil 2022, além de impulsionar a geração de novos negócios para o público brasileiro e internacional, reafirma o seu papel como plataforma para o fortalecimento da indústria e do varejo, por meio de conteúdo exclusivo com as últimas tendências, inovações e lançamentos”.
Cesar Cunha Campos, diretor da FGV Europe.
“A união entre o FOHB e a ANUFOOD Brazil para 2022 visa principalmente o desenvolvimento do nosso setor, promovendo o relacionamento cada vez maior com as redes hoteleiras associadas. Além disso, tal estreitamento é de fundamental importância para a busca do crescimento desta área em prol da retomada e produtividade do mercado hoteleiro”
Orlando Souza, presidente executivo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h — 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 — Vila Água Funda, São Paulo — SP