A cada dia, 385 toneladas de carne bovina saem dos quatro centros de distribuição (CDs) que a Marfrig – líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo – possui no Brasil. A produção é enviada para clientes de food service, como redes de restaurantes e lanchonetes, e do varejo e atacado (supermercados e afins), de diferentes regiões do país.
Os CDs estão localizados em Bauru (SP), Belford Roxo (RJ), Esteio (RS) e Itupeva (SP). Do volume que sai diariamente desses locais para os clientes, 88,1% são de carne in natura.
Os centros de distribuição atendem somente o mercado interno. Os produtos para exportação são encaminhados diretamente das unidades da Marfrig para os portos, onde a mercadoria é embarcada para os países de destino.
Por mês, mais de 13 mil clientes da Marfrig são atendidos pelos CDs. Eles se concentram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
“Os centros de distribuição da Marfrig funcionam de forma a transportar grandes volumes de produtos com a qualidade e a agilidade demandadas pelos nossos clientes”, diz Luciano Alves, diretor de logística da companhia.
A capacidade de estoque dos CDs da companhia é de 4.000 toneladas de produtos por mês. Os locais são alugados e neles trabalham atualmente 282 pessoas (211 são colaboradores próprios e 71 são colaboradores terceiros dos operadores logísticos).
Veículos elétricos
A Marfrig estuda uma inovação: realizar entregas com volume reduzido a partir de locais logisticamente estratégicos na Grande São Paulo, por meio de caminhões menores e triciclos refrigerados – ambos elétricos. Além de reduzir o impacto ambiental, a medida vai viabilizar rotas mais curtas e agilidade na entrega diária. Com isso, poderão ser entregues volumes menores. “Hoje em dia o cliente quer, cada vez mais, fracionamento do que recebe”, comenta Alves.
Ele ressalta que isso ajudará muito a minimizar o problema da falta de espaço e de armazenamento para os estabelecimentos. A novidade também atenderá clientes de menor porte.
Complementos para o food service
A Marfrig também utiliza seus CDs para armazenar produtos que compra de outras indústrias (nacionais ou estrangeiras) e revende para clientes. Exemplo: batata para lanchonetes e restaurantes. É uma outra frente de negócio para a companhia, que facilita a vida dos clientes ao comprarem todos os itens em um mesmo local. Esses produtos respondem por 11,9% do volume diário escoado pelos centros de distribuição da Marfrig.
Fonte: Assessoria de Imprensa