Embalar bem para vender mais e melhor

preços das carnes

Entenda a evolução do mercado de embalagens para alimentos e saiba como se beneficiar das transformações tecnológicas e sustentáveis trazidas pelos grandes players do segmento

Quando o consumidor pega um produto na gôndola ou num freezer do supermercado, o primeiro contato com o que ele deseja comprar não é com o produto em si, mas com a embalagem que o protege. Embalagens amassadas, molhadas e com as descrições desbotadas são facilmente descartadas e trocadas por aquelas mais vistosas. O pensamento que passa pelo cliente é ‘se um produto é bom, ele foi cuidadosamente embalado’.

Diante dessa cena simples e tão comum nos supermercados de todo o mundo, já é possível compreender o quão importante é a escolha da embalagem perfeita. No entanto, nos dias de hoje, as embalagens não só tem a clássica função de proteger, elas informam, elas conservam e mais, elas VENDEM.

Quando o assunto é embalagem para proteína animal, Viviane Carrer Dal Bello, Marketing do FCO Group, afirma que “a embalagem para estes alimentos deixou de fazer a simples função de proteger e embalar passando por um grande processo de evolução, tendo um público exigente no que diz respeito à qualidade, praticidade, benefícios para saúde e meio ambiente. A mudança nos hábitos de consumo, gerou uma onda para opções monodose, que tem conquistado um número cada vez maior de adeptos e tem movimentado a indústria de embalagem que precisou se reinventar tecnologicamente para oferecer soluções que possam prolongar a vida de prateleira destes produtos, reduzir ou eliminar conservantes e aumentar ainda mais a velocidade de envase, tudo isto sem aumentar passivos ambientais devido à maior geração de embalagem X quantidade de produto embalado”.


E completa, “essa evolução, levou o FCO Group a identificar uma necessidade no mercado e expandir suas soluções também para a linha de equipamentos, desenvolvendo máquinas seladoras de pequeno e médio porte para envase de proteínas. O investimento no desenvolvimento destes equipamentos proporcionou que muitos tipos de filmes e até mesmo bandejas pudessem ser introduzidos com maior intensidade no mercado, facilitando aos menores produtores terem acesso a sistemas de embalagens que antes eram restritos apenas a grandes players devido ao elevado custo dos equipamentos disponíveis apenas para alta produtividade”.

E assim como os mais diversos segmentos, a implementação de tecnologia no mercado tem feito com que as embalagens, até pouco tempo atrás tidas como vilãs por conta do lixo gerado, sejam não só eficientes como sejam recicláveis e sustentáveis. “Há uma forte tendência em embalagens com tecnologias que promovam a total reciclabilidade ou que possam acelerar o processo de biodecomposição do plástico contribuindo com a preservação ambiental. Estas tecnologias podem ser incorporadas nas embalagens primárias e/ou secundárias, reduzindo espessuras, melhorando sistemas produtivos de envase, assegurando que toda cadeia seja beneficiada. Com tecnologia de ponta agregada, as embalagens também proporcionam as barreiras de oxigênio, gordura e umidade necessárias para que o uso de conservantes e estabilizantes sejam reduzidos no alimento”, afirma Viviane.

Com um portfólio completo de filmes e embalagens flexíveis e rígidas, o FCO Group anseia todas as transformações que estão ocorrendo no segmento e busca por meio de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento caminhar junto à medida que novas tecnologias surgem e avançam.

Questionada sobre a importância da embalagem desde a logística até o ponto de venda, Dal Bello salienta que as embalagens devem “inicialmente garantir através de certificações ISO e FSSC que nossos processos produtivos são seguros e que a qualidade e integridade dos alimentos estarão protegidas pelas embalagens até seu destino final, levando em consideração fatores importantes como suprimentos, logística, inviolabilidade e a ampliação do shelf-life para a redução do desperdício global. No ponto de venda, que ela transmita a segurança e qualidade presentes no alimento despertando o desejo de compra, através de equipamentos de impressão de última geração que reproduzem em alta definição, oferecendo máxima vida útil, praticidade e interatividade com a nova geração de consumidores, são alguns dos pontos”.

FCO Group

O FCO Group, é um grupo brasileiro de empresas formado por 12 unidades de negócio: Embalagens Plaszom, Parnaplast, GDM Plásticos, MDG Filmes, DMGlog e Inbrasel, voltadas para os segmentos de filmes e embalagens, logística e equipamentos de envase.

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