Embalar bem para vender mais e melhor

preços das carnes

Entenda a evolução do mercado de embalagens para alimentos e saiba como se beneficiar das transformações tecnológicas e sustentáveis trazidas pelos grandes players do segmento

Quando o consumidor pega um produto na gôndola ou num freezer do supermercado, o primeiro contato com o que ele deseja comprar não é com o produto em si, mas com a embalagem que o protege. Embalagens amassadas, molhadas e com as descrições desbotadas são facilmente descartadas e trocadas por aquelas mais vistosas. O pensamento que passa pelo cliente é ‘se um produto é bom, ele foi cuidadosamente embalado’.

Diante dessa cena simples e tão comum nos supermercados de todo o mundo, já é possível compreender o quão importante é a escolha da embalagem perfeita. No entanto, nos dias de hoje, as embalagens não só tem a clássica função de proteger, elas informam, elas conservam e mais, elas VENDEM.

Quando o assunto é embalagem para proteína animal, Viviane Carrer Dal Bello, Marketing do FCO Group, afirma que “a embalagem para estes alimentos deixou de fazer a simples função de proteger e embalar passando por um grande processo de evolução, tendo um público exigente no que diz respeito à qualidade, praticidade, benefícios para saúde e meio ambiente. A mudança nos hábitos de consumo, gerou uma onda para opções monodose, que tem conquistado um número cada vez maior de adeptos e tem movimentado a indústria de embalagem que precisou se reinventar tecnologicamente para oferecer soluções que possam prolongar a vida de prateleira destes produtos, reduzir ou eliminar conservantes e aumentar ainda mais a velocidade de envase, tudo isto sem aumentar passivos ambientais devido à maior geração de embalagem X quantidade de produto embalado”.


E completa, “essa evolução, levou o FCO Group a identificar uma necessidade no mercado e expandir suas soluções também para a linha de equipamentos, desenvolvendo máquinas seladoras de pequeno e médio porte para envase de proteínas. O investimento no desenvolvimento destes equipamentos proporcionou que muitos tipos de filmes e até mesmo bandejas pudessem ser introduzidos com maior intensidade no mercado, facilitando aos menores produtores terem acesso a sistemas de embalagens que antes eram restritos apenas a grandes players devido ao elevado custo dos equipamentos disponíveis apenas para alta produtividade”.

E assim como os mais diversos segmentos, a implementação de tecnologia no mercado tem feito com que as embalagens, até pouco tempo atrás tidas como vilãs por conta do lixo gerado, sejam não só eficientes como sejam recicláveis e sustentáveis. “Há uma forte tendência em embalagens com tecnologias que promovam a total reciclabilidade ou que possam acelerar o processo de biodecomposição do plástico contribuindo com a preservação ambiental. Estas tecnologias podem ser incorporadas nas embalagens primárias e/ou secundárias, reduzindo espessuras, melhorando sistemas produtivos de envase, assegurando que toda cadeia seja beneficiada. Com tecnologia de ponta agregada, as embalagens também proporcionam as barreiras de oxigênio, gordura e umidade necessárias para que o uso de conservantes e estabilizantes sejam reduzidos no alimento”, afirma Viviane.

Com um portfólio completo de filmes e embalagens flexíveis e rígidas, o FCO Group anseia todas as transformações que estão ocorrendo no segmento e busca por meio de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento caminhar junto à medida que novas tecnologias surgem e avançam.

Questionada sobre a importância da embalagem desde a logística até o ponto de venda, Dal Bello salienta que as embalagens devem “inicialmente garantir através de certificações ISO e FSSC que nossos processos produtivos são seguros e que a qualidade e integridade dos alimentos estarão protegidas pelas embalagens até seu destino final, levando em consideração fatores importantes como suprimentos, logística, inviolabilidade e a ampliação do shelf-life para a redução do desperdício global. No ponto de venda, que ela transmita a segurança e qualidade presentes no alimento despertando o desejo de compra, através de equipamentos de impressão de última geração que reproduzem em alta definição, oferecendo máxima vida útil, praticidade e interatividade com a nova geração de consumidores, são alguns dos pontos”.

FCO Group

O FCO Group, é um grupo brasileiro de empresas formado por 12 unidades de negócio: Embalagens Plaszom, Parnaplast, GDM Plásticos, MDG Filmes, DMGlog e Inbrasel, voltadas para os segmentos de filmes e embalagens, logística e equipamentos de envase.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

FARM REPUDIA DECISÃO DO CEO DO CARREFOUR
Economia

FARM repudia decisão do CEO do Carrefour

Entidade divulgou nota diante das recentes declarações do executivo A Federação das Associações Rurais do MERCOSUL (FARM) divulgou, na quinta (21), nota de repúdio à