Frigoríficos brasileiros são habilitados para exportar carne bovina para Indonésia, Canadá e Singapura

Exportação de carne bovina

As expectativas seguem otimistas para a demanda externa por carne bovina e o Brasil pode assumir o papel de destaque no comércio global da proteína

A Minerva Foods confirmou a habilitação por parte do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) para que a planta de Janaúba, localizada em Minas Gerais, exportar carne bovina à Indonésia. Com esta nova liberação, a companhia possui agora seis unidades autorizadas a vender produtos ao país asiático. As outras cinco são de José Bonifácio (SP), Rolim de Moura (RO), Araguaína (TO) Mirassol d’Oeste (MT) e Palmeiras de Goiás (GO). Somadas, elas totalizam uma capacidade de abate de mais de 8 mil cabeças por dia.

A Marfrig Global Foods também recebeu cinco novas habilitações. As unidades de Chupinguaia (RO), Tangará da Serra (MT) e Promissão (SP) enviarão produtos para a Indonésia. As outras duas unidades – Várzea Grande (MT) e Bagé (RS) – foram autorizadas a realizar negócios com o Canadá e Singapura, respectivamente.

Demanda externa cresce

Na semana passada, o Mapa anunciou a habilitação de 11 plantas frigoríficas que podem realizar a comercialização de produtos para a Indonésia. Além disso, a pasta também afirmou que há possibilidade de que a suspensão da exportação de três plantas brasileiras para a China seja derrubada, sendo uma empresa de abate de bovinos e duas de aves.

De acordo com o ministro do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária ) Carlos Fávaro, o Brasil está desde 2019 sem habilitar novas plantas frigoríficas para a China. A possibilidade de retirada da suspensão é para uma empresa de abate de bovinos e duas de aves. No caso da Indonésia, todas as novas habilitações são para plantas bovinas. 

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

Explore nossos conteúdos