Lançada cartilha de boas práticas que aborda a relação da refrigeração com a eficiência energética

Refrigeração e Eficiência Energética

A proposta da publicação é disseminar informações para donos e gestores de pequenos e médios comércios sobre a relação do uso da refrigeração com a eficiência energética, considerando os impactos financeiros e ambientais.

A ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, por meio do Departamento Nacional de Refrigeração, lançou, em 16 de fevereiro, a cartilha de boas práticas “A refrigeração e a sua relação com a eficiência energética”.

A cartilha visa disseminar informações sobre a relação entre refrigeração e eficiência energética em ambientes que utilizam equipamentos de refrigeração, propondo ajudar pequenos e médios comércios a conduzir seus negócios de maneira sustentável, considerando aspectos financeiros e ambientais.

Destinada a todos os tipos de comércios e ambientes que fazem uso de equipamentos de refrigeração, como supermercados, bares, restaurantes, açougues e padarias, a cartilha traz informações básicas sobre boas práticas, sistemas e equipamentos de refrigeração.

Os textos foram produzidos, com linguagem simples e lúdica, para facilitar a compreensão do conteúdo. A ideia é chamar a atenção para a importante relação entre o uso da refrigeração e a eficiência energética, considerando os impactos financeiros e ambientais.

Recentemente, a ABRAVA e o Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica firmaram acordo de cooperação para buscar melhores caminhos em eficiência energética para o setor de refrigeração e toda a sociedade.

Segundo o gerente do Procel, Marcel Siqueira, é importante que a sociedade discuta a eficiência energética. “O lançamento da cartilha é o ponto de partida de diversas iniciativas que serão realizadas em benefício de todos”, enfatizou.

A cartilha tem como objetivo explicar o ciclo da refrigeração, as partes dos sistemas, a operação e a manutenção, a fim de chamar a atenção de donos de pequenos e médios comércios para a relação entre o uso da refrigeração e a eficiência energética, gestores de facilities e profissionais do mercado do frio, considerando os impactos financeiros e ambientais.

A economia de energia elétrica e financeira pode ser obtida com o uso de equipamentos com melhor performance energética, considerando ainda a contribuição na redução das emissões secundárias de substâncias que contribuem para o aquecimento global, oriundas da geração de energia.” A cartilha responde diversas questões que aparecem no dia a dia do AVAC-R, entre as quais: Qual o tipo de equipamento é mais adequado para um negócio? Quando fazer a manutenção ou troca dos equipamentos? Como contratar um profissional ou empresa qualificada? Como comprar um fluido refrigerante para o sistema?

A publicação está disponível para download no site da ABRAVA.

O trabalho de elaboração da cartilha foi coordenado pelo VP do DN, Marcos Almeida, com apoio técnico de Luiz Villaça, entre outros profissionais do setor da refrigeração.

A iniciativa conta com o apoio das entidades ABRAFAC, ABRAFRIGO, ABRAS, ABRASEL, APAS, IBF, PROCEL, SINDICARNE, SINDRATAR SP e SMACNA. E apoio financeiro das empresas Bitzer, Chemours, Danfoss, DeltaFrio, Emerson, Frigelar, JC-Hitachi, Mayekawa, Montreal, RAC Brasil e Tecumseh.

A íntegra do webinar está disponível no canal oficial da ABRAVA no YouTube.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos