Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Social assinam protocolo de intenções para segurança alimentar e inclusão produtiva 

segurança alimentar

As secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento e de Secretaria de Desenvolvimento Social assinaram, na última quarta-feira (29/03), o Protocolo de Intenções para Segurança Alimentar e Inclusão Produtiva. 

O encontro aconteceu durante a 9ª Reunião da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/SP) na sede da Secretaria de Agricultura e foi oportuno para discutir e alinhar diretrizes entre os membros e representantes de diversas Pastas em prol de medidas que reduzem os efeitos ocasionados pela segurança alimentar. 

Antonio Junqueira, titular da Pasta de Agricultura, mencionou a importância das ações sociais voltadas para os mais necessitados e que a Pasta está em conformidade com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em trabalhar, principalmente para o pequeno e médio produtor rural. Para o secretário, essa cooperação será primordial para avançar ainda mais no combate à segurança alimentar no Estado. “Essa parceria será um sucesso. Sendo que você pode realizar muitas coisas e ajudar muito a vida das pessoas, trazendo mais dignidade”, ressaltou. 

Já o secretário de Desenvolvimento Social reforçou o panorama da desigualdade social de São Paulo. “Um estado tão rico e ao mesmo tempo tão pobre. A gente vê as pessoas passando por necessidades. Por isso, nós temos que fazer essa balança sobre produção e distribuição de alimentos”, reforçou Gilberto Nascimento.  

De acordo com estudo divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), em 2022, que detalhou a situação da fome pelos estados brasileiros, em números absolutos, São Paulo lidera o ranking com 6,8 milhões de pessoas famintas.  

Programas sociais consolidados com Bom Prato e Viva Leite, por exemplo, foram apresentados, mostrando a eficácia da distribuição e o atendimento às pessoas com vulnerabilidade social. Além de programas de capacitação e formação profissional como o Cozinhalimento e a Escola da Gastronomia. 

Alguns temas referentes à segurança alimentar foram levantados e serão discutidos na próxima reunião, que será em maio deste ano. O secretário também assinou o termo de adesão de cinco municípios ao sistema de gestão intersetorial de políticas públicas (SISAN). 

Caisan 

A Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), e tem como finalidade promover a articulação dos órgãos e entidades da administração pública afetos à área de Segurança Alimentar e Nutricional. A Caisan é presidida pelo secretário de Agricultura do Estado de São Paulo. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Compartilhe

Explore nossos conteúdos