Reconhecimentos em qualidade e segurança dos alimentos, responsabilidade social, meio ambiente e saúde e segurança do trabalho asseguram que o processo produtivo seja controlado, siga critérios definidos e atenda às normas técnicas de mercado
Para alcançar a posição de maior produtora de hambúrguer do mundo e uma das maiores de carne bovina, a Marfrig recorreu, nos últimos anos, às melhores práticas nacionais e globais. E continua a segui-las rigorosamente para se manter nesse patamar e assegurar a sustentabilidade e a longevidade do seu negócio. Entre essas práticas estão as mais importantes certificações do mundo. A companhia tem atualmente 224 certificações, de 36 tipos, nas operações da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai) e nos Estados Unidos. As certificações são nas seguintes áreas: qualidade e segurança dos alimentos; responsabilidade social; meio ambiente; saúde e segurança do trabalho.
Esses reconhecimentos conquistados pela Marfrig estão entre os procedimentos adotados para medir o desempenho e a eficiência operacional da companhia. São também uma forma de validar e controlar o processo produtivo, além de assegurar que ele siga critérios bem definidos e atenda às normas técnicas de cada mercado, garantindo qualidade e segurança alimentar.
Para que a empresa obtenha uma certificação, ela é submetida a uma auditoria que inclui agendamento, avaliação in loco e documental, apresentação e validação do plano de ação, emissão do certificado, relatórios.
Atualmente, todas as 32 unidades da Marfrig no mundo são certificadas pelo BRC (British Retail Consortium), referência global em segurança dos alimentos, com notas máximas (A ou AA). Uma unidade brasileira de processamento alcançou nota AA+ nos últimos três anos.
No Brasil, mais de 90% das operações têm certificação SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit). Um dos formatos de auditoria social mais utilizados no mundo para medir o desempenho da gestão socioambiental e as condições de trabalho do local, esta metodologia é baseada no Código de Conduta ETI (sigla em inglês de iniciativa de comércio ético) com relação a saúde e segurança, normas laborais, meio ambiente e ética comercial e nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa metodologia compila as boas práticas de outras certificações como, a ISO45001, de saúde e segurança ocupacional, a SA 8000, de responsabilidade social e ISO14001, de meio ambiente.
Nas operações da Marfrig em diferentes regiões do mundo as certificações se diferenciam de acordo com as características das unidades – ou com as demandas dos mercados ou países. No Uruguai, por exemplo, as plantas têm certificações específicas para a produção de alimentos com carne orgânica.
“Certificação de qualidade é um atestado de que nossas unidades cumprem todos os requisitos estabelecidos e atendem aos padrões estabelecidos pelas normas. Não entregamos resultados inferiores às notas A ou AA em BRC (British Retail Consortium), que é uma norma global para segurança de alimentos. Nosso intuito é garantir a segurança alimentar de nossos produtos. Buscamos sempre os scores máximos. Isso é fundamental para a sustentabilidade e a longevidade do nosso negócio. Temos equipes preparadas para isso e dedicadas a desempenhar rotinas e práticas voltadas para assegurar os melhores padrões de qualidade nas operações com diretrizes alinhadas às principais referências nacionais e internacionais, além de atender às exigências dos mercados consumidores”, diz Elaine Bedeschi, gerente corporativa da garantia da qualidade da Marfrig Brasil.
Algumas certificações da Marfrig
Brasil
Total de certificações: 121
Tipos de certificações: 17
Destaques:
● HACCP – Norma de análise de perigos e pontos críticos de controle
● BRC Global Standards Norma Global de Segurança dos Alimentos
● IFS Food – International Feature Standard
● SMETA – Auditoria de Comercio Ética dos Membros SEDEX – auditoria social com relação a responsabilidade social, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente e ética nos negócios
● NAMI – padrões internacionais de bem-estar animal baseados no Protocolo do Instituto Norte-Americano da Carne
Argentina
Total de certificações: 17
Tipos de certificações: 10
Destaques:
● HACCP – Norma de análise de perigos e pontos críticos de controle
● BRC Global Standards Norma Global de Segurança dos Alimentos
● Certificação Angus
Chile
Total de certificações: 4
Tipos de certificações: 3
● BRC Global Standards – Norma Global de Segurança dos Alimentos
● Halal Certified Beef – Plantas habilitadas para produção de carne com ritual religioso Halal
● NAMI – padrões internacionais de bem-estar animal baseados no Protocolo do Instituto Norte-Americano da Carne
Uruguai
Total de certificações: 33
Tipos de certificações: 9
Destaques:
● HACCP – Norma de análise de perigos e pontos críticos de controle
● Halal Certified Beef
● Angus
Estados Unidos
Total de certificações: 49
Tipos certificações: 16
Destaques:
● Certified Angus Beef e Certified Angus Beef – Prime – Selo americano com padrões de qualidade para a carne angus
● COSTCO Code of Conduct – Protocolo privado relativo ao Código de Conduta e RSE para fornecer alimento para a COSTCO
● Natural Certified Angus Beef – Variação do selo Certified Angus Beef
Fonte: Assessoria de Imprensa Marfrig