Sanidade Agropecuária: Resolução aprova o Programa de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo 

Foi publicada no último sábado (20), a Resolução SAA nº 27 que estabelece o Programa de Defesa Agropecuária (PDA), o qual integra o Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPA – SUASA) para o período de 2023 a 2027. A assinatura do lançamento do PPA-SUASA aconteceu em Brasília no dia 2 de maio e contou com a participação do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira. 

Naquela ocasião, Antonio Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi a autoridade que representou o executivo dos Estados participantes. “Me sinto muito confortável em estar aqui, pois sou produtor rural e sei da importância da Defesa Agropecuária para o país e o PPA-SUASA vem para mostrar a importância do Brasil para o agro”, disse o secretário. 

São Paulo se junta ao Plano ao lado de outros cinco Estados que aceitaram o convite para o alinhamento intragovernamental, sendo eles, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Roraima.  

De acordo com a Resolução, o PDA reflete as políticas públicas voltadas ao SUASA e vai orientar os programas de Defesa Agropecuária para a construção dos planos plurianuais dos governos estaduais. 

Dentre os benefícios que são esperados a partir da assinatura do plano estão uma maior integração e alinhamento entre Estados e o Governo Federal, melhoria de gestão por resultados, aumento do reconhecimento da importância do Sistema, aderência do planejamento às realidades locais e melhoria na transparência das entregas. 

Ainda de acordo com o Plano, as defesas agropecuárias envolvidas irão se engajar para trabalhar as temáticas nas áreas da proteção da saúde animal, da sanidade vegetal, a idoneidade dos insumos e qualidade dos serviços agrícolas, segurança qualidade e identidade dos produtos de origem animal e vegetal destinados aos consumidores. 

“Estamos adotando o PPA SUASA e usando-o como base para planejar nossas ações do PPA governamental para continuarmos mantendo a sustentabilidade da produção agropecuária do Estado de São Paulo”, acrescenta Luís Fernando Bianco, coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). 

Por Felipe Nunes – Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

FARM REPUDIA DECISÃO DO CEO DO CARREFOUR
Economia

FARM repudia decisão do CEO do Carrefour

Entidade divulgou nota diante das recentes declarações do executivo A Federação das Associações Rurais do MERCOSUL (FARM) divulgou, na quinta (21), nota de repúdio à