Hygiena realiza evento em SP com especialistas internacionais para discutir melhorias em diagnósticos e segurança de alimentos

Hygiena

Summit One Health Brazil 2023 mostrou o que há de mais moderno no mundo dos diagnósticos, além de anunciar a chegada oficial da Hygiena no Brasil

A Hygiena, líder global em diagnósticos de segurança dos alimentos e saúde animal, realizou nesta quinta-feira (24) um evento na zona sul de São Paulo que reuniu especialistas internacionais para discutir avanços na segurança de alimentos e diagnósticos, ao mesmo tempo em que anunciou a chegada oficial no Brasil.

O Hygiena Summit One Health Brazil 2023 teve como foco o conceito “One Health”, que busca integrar o cuidado humano, animal e ambiental em conjunto com estratégias de saúde pública.

A vice-presidente global de Marketing da companhia, Amanda Manolis, destacou a missão de abranger toda a cadeia produtiva, desde a fazenda até a mesa do consumidor, enfatizando a conexão direta entre a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente.

Em sua fala, ela ressaltou que 1 em cada 10 pessoas no mundo morre de problemas causados pela qualidade dos alimentos, totalizando 33 milhões de mortes por ano, tornando a segurança dos alimentos uma preocupação global.

Para enfrentar esses desafios, a Hygiena apresentou sua abordagem One Health, que visa ampliar o número de testes e a base de dados disponíveis, ajudando a indústria a prevenir doenças em animais e trabalhadores, contribuindo para evitar surtos de doenças.

A Hygiena também apresentou suas ferramentas de análise e diagnóstico para a detecção e quantificação da Salmonella, uma bactéria responsável por surtos alimentares no Brasil e no mundo. O pesquisador Juan DeVillena, vice-presidente sênior de garantia de qualidade e segurança dos alimentos na Wayne-Sanderson Farms (atualmente a terceira maior produtora de aves nos EUA), liderou essa discussão, enfatizando a importância da detecção rápida e econômica dessa bactéria.

Mark Carter, gerente sênior de Produtos de Software da Hygiena, apontou que o Brasil, como um dos principais produtores e exportadores de alimentos, desempenha um papel crucial no mercado de segurança dos alimentos. Ele enfatizou a necessidade de modernização no setor para garantir a qualidade dos alimentos produzidos, destacando a importância dos dados na tomada de decisões.

Em seu encerramento, Carter afirmou que “os dados terão grande peso nas tomadas de decisão e as ferramentas que o mercado necessita devem ser simples, com um bom custo (não necessariamente a mais barata) e com rapidez nos diagnósticos”.

Além de palestrantes internacionais, o Summit contou com a participação de especialistas brasileiros, como Fernanda Spinassi, presidente do Food Safety Brazil, e Robério Alves Machado, coordenador do 3º SIPOA/DIPOA/SDA/MAPA , que abordou um tema de muito interesse no setor, “Atualizações regulatórias em produtos de origem animal: Autocontrole na indústria.

Em sua palestra ele argumentou que o autocontrole precisa ser entendido como uma evolução que exige o comprometimento dos envolvidos. Segundo ele, esta decisão foi longamente amadurecida dentro do MAPA e “na medida que as empresas assumam suas responsabilidades em relação a processos, protocolos e certificados, isso vai contribuir para assegurar a inocuidade, identidade, qualidade e integridade dos produtos”.

A Hygiena, que agora tem presença oficial no Brasil com seu centro de excelência diagnóstica, continua a liderar o setor global de diagnósticos de segurança dos alimentos e saúde animal, contribuindo para prevenir doenças, salvar vidas e tornar o mundo um lugar mais seguro.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos