Mapa inicia a estruturação do Plano Amazônia + Sustentável em Rondônia

Mapa inicia a estruturação do Plano Amazônia + Sustentável em Rondônia

Durante o evento, foi apresentado aos participantes o projeto Transparência e Sustentabilidade em Cadeias Produtivas na Amazônia

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou, nesta quinta-feira (26), em Porto Velho (RO), oficina regional para validar as cadeias produtivas e discutir a estruturação do Plano Amazônia + Sustentável (AM+S) no território Madeira Mamoré (RO).

Realizado em parceria com a Agência Alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e o Centro de Estudos Rio Terra, o evento reuniu gestores públicos e privados, produtores rurais e representantes de associações e cooperativas para, juntos, elaborarem uma carteira de projetos que vão possibilitar a produção de alimentos com maior valor agregado e gerar mais oportunidades de negócios com maior eficiência produtiva, benefício social e conservação ambiental.

Para o coordenador-geral e diretor substituto do Deflo, Rodrigo Almeida, é fundamental a participação dos produtores na oficina, pois eles é quem entendem sobre os problemas no campo. “Não seria possível construirmos o plano AM+S sem ouvir quem está no território e entende, efetivamente, de Amazônia. A oficina dá para nós, gestores públicos, a portunidade de mudarmos a visão e construirmos políticas públicas mais eficientes”.

Durante o evento, foi apresentado aos participantes o projeto Transparência e Sustentabilidade em Cadeias Produtivas na Amazônia, cujo piloto vem sendo elaborado pelo Mapa em parceria com a GIZ na região piloto de Madeira Mamoré, em Rondônia. A ação tem como objetivo a promoção da agropecuária sustentável, a partir da recuperação de áreas degradadas, implementação de sistemas integrados de produção e manejo sustentável.

“O projeto Transparência está iniciando suas atividades em Rondônia e queremos que ele venha somar, buscar sinergias e alavancar iniciativas no território, de maneira conjunta com as organizações e populações locais. Por isso estamos aqui, para visitar os produtores rurais, conhecer as instituições e envolver a população na definição das atividades”, ressaltou a diretora de projetos da GIZ Brasil, Maria Olatz Cases.

A oficina reuniu representantes do Mapa, GIZ, Rio Terra, secretaria estadual e municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Embrapa, Centro de Assistência Técnica e Extensão Rural (RO), Conab, CGU, Federação dos Trabalhadores Rurais, de Agricultores Familiares, Federação de Agricultura e Pecuária e sindicatos (Faperon/Senar), Banco da Amazônia, Sebrae, Cemagri, Universidade de Rondônia (UNIR), Associação de Agricultores da Comunidade do Ramal Uberaba e Entorno (Acrub), entre outras.

Amazônia+ Sustentável

Coordenado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), por meio do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas (Deflo), o Plano Amazônia+Sustentável propõe a integração de políticas públicas, ações e iniciativas que tenham como foco o ordenamento territorial, a estruturação produtiva, o acesso a mercados, a aquisição de alimentos, a inovação e valorização dos conhecimentos tradicionais.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

FARM REPUDIA DECISÃO DO CEO DO CARREFOUR
Economia

FARM repudia decisão do CEO do Carrefour

Entidade divulgou nota diante das recentes declarações do executivo A Federação das Associações Rurais do MERCOSUL (FARM) divulgou, na quinta (21), nota de repúdio à