Do campo à mesa – ADM conecta produtor e consumidor

Do campo à mesa - ADM conecta produtor e consumidor

ADM ocupa posição privilegiada para apoiar o sistema global de fornecimento de alimentos, oferecendo nutrição a bilhões de pessoas de forma sustentável e responsável.

A operação brasileira da ADM é de extrema relevância para garantir alimentos para uma grande parcela da população mundial. Levar comida à mesa dos consumidores é um desafio de todas as nações e, ao mesmo tempo, uma jornada de construção de oportunidades e gestão. Diariamente, no mundo, 42 mil funcionários da ADM trabalham para transformar commodities agrícolas em ingredientes para alimentos, rações para animais, combustíveis e ingredientes para a indústria, fazendo com que a empresas esteja presente do campo à mesa, conectando produtor e consumidor. “E entre estas duas pontas, temos uma extensa cadeia de valor, cuja atividades são gerenciadas de forma responsável e sustentável”, afirma Luciano Souza, diretor de grãos da ADM América do Sul.

Da matéria-prima que sai do campo até a entrega final do produto ou serviço ao cliente, o time de Ag Services e Oilseed tem agregado valor em cada etapa do processo por meios de investimentos estratégicos feitos ao longo dos últimos anos, como obras no maior terminal de Santos para atender volumes cada vez maiores de exportação; ampliação de unidades fabris para aumentar a capacidade de esmagamento e alavancar novos negócios; desenvolvimento de parcerias com instituições que promovam inovação para o cliente e aprimoramento de boas práticas sustentáveis no campo junto ao produtor. “Estar próximo do cliente, entender os desafios do plantio à comercialização é algo central em nossas operações. Na medida que compramos mais grãos do produtor, conseguimos entender as reais necessidades e oferecer melhores soluções para as próximas safras”, afirma Souza.

Planejamento estratégico no Brasil – Para o executivo, a unidade da ADM em Campo Grande (MS), considerada maior e mais moderna fábrica de proteínas de soja da América Latina é um exemplo de investimento que ajuda a expandir as operações da ADM no Brasil. Alinhada com o planejamento estratégico para o crescimento geográfico e em partes da cadeia de valor que estão mais próximas do cliente final, a empresa ganhou fôlego para ampliar a oferta de uma ampla gama de aplicações em produtos plant-based para a indústria de alimentos e bebidas local, da América Latina, África e Ásia. Além disso, comenta, tem todos os processos automatizados e integrados, garantindo rastreabilidade de toda produção. Em 2018, a empresa investiu no empreendimento US$ 250 milhões e tem a capacidade de produzir cerca de 50 mil toneladas por ano.

Se na indústria o olhar é voltado para os processos, operações de logísticas, tecnologia, automação e inovação, no campo a atenção é voltada para as pessoas e o meio ambiente. O executivo reforça que a confiabilidade e a acuidade de dados são aspectos indispensáveis para a compra de grãos de produtores rurais. Em 2021, a ADM alcançou a rastreabilidade de 100% da sua cadeia de fornecedores no Brasil, Argentina e Paraguai, por meio de modernos sistemas que monitoram via satélite a origem da soja até uma unidade da ADM. São mais de 45.000 fazendas monitoradas diariamente, o que representa mais de 10 milhões de hectares de terras agricultáveis.

Mercado global – De acordo com Souza, o que vem do campo passa por um rigoroso check list de requisitos para atender às mais diversas exigências do mercado global. “O consumidor final está mais rigoroso em suas escolhas, forçando uma agenda pautada pela sustentabilidade. É importante reconhecer também que uma grande maioria de produtores está mais consciente e faz adoção de boas práticas e o melhor manejo no campo. Do lado agroindustrial, estamos atentos e organizados para apoiar com conhecimento, entregar soluções tecnológicas inovadoras e ajudar o produtor a produzir mais sem a necessidade de abrir novas áreas para cultivo.

São muitas iniciativas que, somadas, vão se aperfeiçoando para atender melhor os nossos parceiros e o consumidor final, colaborando assim para a preservação do meio ambiente e o cumprimento de nossas metas e compromissos globais. Sustentabilidade é um pilar de estratégia para o crescimento da ADM, um princípio transversal que contribui diretamente para o propósito de alimentar o mundo e proteger a natureza. E está mais do que evidente que o caminho para uma economia cada vez mais verde é sem volta”, finaliza.  

ADM Libera o Poder da Natureza para Enriquecer a Qualidade de Vida

Somos uma empresa global de nutrição humana e animal que está presente em toda cadeia de valor – da fazenda à mesa do consumidor. Criamos soluções científicas para o desenvolvimento de produtos inovadores que garantem uma vida mais saudável. A ADM lidera o caminho da inovação para um futuro de soluções industriais plant based para o consumidor, substituindo àquelas à base de petróleo. Somos uma gestora e processadora da cadeia de suprimento agrícola, responsável pela segurança alimentar ao conectar necessidades locais com capacidades globais.  Somos líderes na implementação de ações sustentáveis em toda a cadeia de valor, com o objetivo de ajudar a descarbonizar a indústria e proteger o planeta. Da semente da ideia ao resultado da solução, fornecemos vantagem competitiva aos nossos clientes para a resolução dos desafios nutricionais e de sustentabilidade de hoje e do futuro. Saiba mais no site da ADM.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

FARM REPUDIA DECISÃO DO CEO DO CARREFOUR
Economia

FARM repudia decisão do CEO do Carrefour

Entidade divulgou nota diante das recentes declarações do executivo A Federação das Associações Rurais do MERCOSUL (FARM) divulgou, na quinta (21), nota de repúdio à