Embrapa comemora recorde de participações no e-Campo

Embrapa comemora recorde de participações no e-Campo

Mais de um milhão de participantes, 133 capacitações ativas, 41 novos cursos sendo construídos, 15 mil inscrições/mês. Resultados de um dos mais bem sucedidos programas de capacitação da Embrapa, o e-Campo, que está em busca de parceiros públicos e privados para possibilitar que as tecnologias geradas pela Embrapa cheguem a um número maior de técnicos e produtores brasileiros e de outros países. 

Esse é o resultado do esforço conjunto entre a equipe da Supervisão de Inserção de Ativos, da Gerência Geral de Negócios, da Diretoria de Negócios (DENE) e as equipes (pontos focais) das 43 Unidades Descentralizadas da Embrapa, enfatiza Joyce dos Santos, gerente-geral da área.

Segundo ela, o e-Campo tem apenas cinco anos, mas seu portfólio de cursos chegou em mais de 94% dos municípios brasileiros e em outros países. A fórmula desse sucesso: oferta ininterrupta de novos cursos e em uma plataforma que permite ao participante aprender a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Além disso, a maioria das capacitações é gratuita e de oferta contínua, isto é, o interessado pode se inscrever a qualquer momento, diz Aline Branquinho Silva, que coordena a vitrine de capacitações da Embrapa.

A plataforma e-Campo (https://e-campo.sede.embrapa.br/), também conhecida como Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa, foi aperfeiçoada e traz mais funcionalidade e rapidez para os usuários internos e também uma navegação mais intuitiva e prática para os usuários externos. Na sexta-feira, dia 1º de dezembro, a DENE realizou uma live voltada para o público externo, apresentando as mudanças para o público-alvo da plataforma.

“Para além de celebrar os 50 anos da Embrapa e os cinco anos de sucesso do e-Campo, este é o momento ideal para ressaltar o compromisso da nossa Empresa com todos os atores da cadeia agroalimentar do país. O e-Campo é uma ferramenta importante de democratização do conhecimento gerado pela Embrapa não só para os brasileiros, mas para técnicos e produtores rurais de 84 países pelo mundo”, anunciou Ana Euler, diretora de Negócios, em videoconferência realizada na última sexta-feira e que reuniu dezenas de técnicos, estudantes e produtores.

O e-Campo foi lançado pela Embrapa em 2018, quando foram disponibilizadas nove capacitações. Hoje, elas totalizam 133, das quais 102 são gratuitas. Nesses cinco anos, foram emitidos 284 mil certificados. “São capacitações estruturadas e desenvolvidas por equipes multidisciplinares, baseadas em metodologias e estratégias adequadas a cada tipo de público, respeitando a experiência do participante e priorizando a aplicação prática dos conteúdos”, explica Aline Branquinho.

As mudanças realizadas na plataforma seguiram uma estratégia para capturar mais usuários, a partir do alinhamento com o novo modelo de negócios da Embrapa. “Este alinhamento gerou uma nova proposta de valor para o e-Campo, baseada em uma plataforma unificada, de fácil navegação, estruturada com linguagem didática, com estratégias adequadas para cada público e com possibilidade de interação e certificação”, explica Joyce dos Santos.

Além do novo design e layout modernos e intuitivos, que agora se alinham ao novo padrão visual do Portal Embrapa, foram aprimoradas as ferramentas de busca (normal e avançada, com o uso de filtros para tornar a procura mais adequada aos interesses de cada usuário), a integração da plataforma com o Portal Gov.br e criado um ambiente virtual de aprendizagem multilíngue (em inglês e espanhol).

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

FARM REPUDIA DECISÃO DO CEO DO CARREFOUR
Economia

FARM repudia decisão do CEO do Carrefour

Entidade divulgou nota diante das recentes declarações do executivo A Federação das Associações Rurais do MERCOSUL (FARM) divulgou, na quinta (21), nota de repúdio à