O ramo da ovinocultura vem crescendo em Santa Catarina, com destaque para a região Oeste. Focado no desenvolvimento de micro e pequenas propriedades rurais, o Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec) realiza assessorias por meio de parceria entre o Sebrae/SC e as Prefeituras dos municípios atendidos. O resultado das ações do programa foi apresentado nesta sexta-feira (16) durante o 25º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho.
A empresa Mundo da Ovelha Béé, gerida por Érico Tormem, faz parte do grupo atendido pelo Sebraetec. Em 2004, o empresário investiu na ovinocultura leiteira e hoje é referência no Estado na produção de leite de ovelha e destaque mundial com a primeira gelateria do ramo no mundo. Posteriormente, a empresa também se especializou na produção de queijos e doces.
De acordo com o consultor técnico de ovinocaprinocultura do Sebrae/SC e sócio de Tormem, Paulo Gregianin, a partir de 2006 iniciou-se o trabalho de melhoramento e seleção genética, formação de plantel e desenvolvimento de produtos. “Em 2012 expandimos para a produção de queijos, uma linha de iogurtes e a criação da gelateria Béé. Também inovamos com a nova linha de leite em pó, que impulsionará o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. O Sebraetec oferece suporte em diversas áreas, desde a produção e nutrição animal até a sanidade, reprodução e melhoramento genético. Agora, vamos aprofundar a parceria entre o Sebrae/SC e a família Tormem na parte de gestão e industrialização, marketing e vendas”, ressaltou.
O Mundo da Ovelha Béé foi representado também por Maiqueli Gregianin, quedestacou a importância do Sebrae/SC para o aprimoramento do trabalho na propriedade rural. “A introdução das primeiras ovelhas de leite em Santa Catarina foi um marco importante, e desde então houve um crescimento significativo nessa área. É interessante observar como a Ovelha Béé se tornou pioneira na produção de gelatos, leite e derivados. A parceria com o Sebrae/SC, por meio do Sebraetec e dos cursos oferecidos, foi fundamental para o crescimento e sucesso do negócio”, comemorou.
Adilson Bianchi trabalha há 12 anos com ovinos em Lajeado Grande e, atualmente, é proprietário de um abatedouro e um laticínio. Durante a oficina que ocorreu no estande do Sebrae/SC, o produtor participou da aula de desossa e cortes de cordeiro. “Trabalhamos na produção de leite e carne, abrangendo toda a cadeia produtiva. Nos preocupamos desde a nutrição animal ao produto final, até atingirmos a excelência em qualidade. Além da consultoria, o Sebrae/SC também nos auxilia há três anos com a Rota de Turismo”.
CONSULTORIA
O primeiro passo da consultoria é a visita ao produtor para identificar as características da propriedade, o perfil dos produtos, a afinidade com a atividade e o interesse produtivo. “Depois conferimos as raças, o status sanitário e morfológico dos animais, aspectos de nutrição e sanidade e, a partir disso, criamos um cronograma de atividades para dar sequência ao trabalho”, explica Gregianin.