Empresa de telecom lança iBoi, tecnologia para geolocalização do gado

Empresa de telecom lança iBoi, tecnologia para geolocalização do gado

Com dez anos de história, Up2Tech aposta em produto disruptivo para o mercado pecuarista

A empresa UP2Tech está propondo uma grande inovação para o segmento pecuarista no Brasil. Sob o comando de Rodrigo Abreu (Kalu), a companhia desenvolveu o iBoi – produto capaz de rastrear a movimentação do gado e enviar dados de geolocalização, através do sistema online de nuvem. Na prática, a tecnologia irá proporcionar mais segurança para os financiadores a respeito da produção dos criadores.

O monitoramento é realizado através de brincos de identificação. Os animais são catalogados com números gravados no acessório, que acompanha um pequeno tag eletrônico com RFID. Isso facilita a marcação do animal ao entrar e sair de uma fazenda. “Será possível saber se o animal passou por área desmatada, de garimpo, com febre aftosa, vaca louca. Usamos um algoritmo de inteligência artificial que consegue notar se o brinco foi retirado”, explica Kalu.

Inovadora no mercado pecuarista, iBoi, produto patenteado pela UP2Tech, está em fase de testes em parceria com a empresa FinPec em fazendas em Monte Alegre (MG) e Altinópolis (SP). Além da versão básica, existe uma alternativa mais elaborada da tecnologia que é capaz também de medir a temperatura do animal e do ambiente e de contar os passos, possibilitando uma leitura do comportamento do bovino. Tudo isso utilizando de sistemas APIs e Dashboards, enviados diretamente para os clientes finais.

Entre os pilares da solução para modernizar o monitoramento bovino estão:

  • Capacidade de identificar a localização exata do animal através de sistema GPS.
  • Ser reutilizável, de maneira que após o ciclo de engorda do animal, o dispositivo possa ser novamente carregado por mecanismo simples e reutilizado.
  • Integra dentro do sistema uma etiqueta de RFID passiva, substituindo o sistema atual de etiquetas e reduzindo o custo de dispositivos no manejo do boi.
  • Bateria com duração de 6 meses, enviando duas vezes ao dia informação de localização do animal para um sistema de análise de dados em nuvem.
  • Disponibiliza, além da coordenada geográfica, informações úteis para análise do manejo do animal – contagem de passos em 24 horas e a temperatura do boi.
  • Durabilidade mínima de cinco anos para que o dispositivo possa ser integrado a um pacote de serviços a ser disponibilizado para o mercado de pecuária.

De forma simples e acessível, o iBoi utiliza um dispositivo desenvolvido especialmente para o monitoramento de gado via rede celular 4G, e futuramente via rede 5G através de tecnologia Narrowband IoT.

UP2TECH

UP2Tech, que em junho completa dez anos de existência, se destaca pela estratégia focada em soluções tecnológicas avançadas para conectar empresas e indivíduos, promovendo negócios B2B e B2C com impacto significativo no ambiente corporativo. Operando globalmente, a empresa possui escritório na Flórida (EUA), exportando produtos para o mercado Latino Americano, além de importar da China e expandir o comércio através de vendas online na Amazon, Walmart, Best Buy e muitos outros.

Atualmente, a Up2Tech contabiliza mais de 15 mil pedidos por mês no marketplace (modelo que permite outras empresas venderem produtos em loja virtual utilizando a marca), e mil notas na distribuição ISP e revendas. Somado a isso, a companhia trouxe um time de executivos para atendimento na distribuição 1P ( First Partner ) que contempla a venda direta da UP2TEch para os principais varejos do Brasil tais como Mercado Livre, Amazon , Magalu, Kabum, Kalunga, Carrefour, B2W, Via Varejo e outros varejos regionais.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos