Inspeção por câmera com IA garante que produção brasileira de carne cumpra exigências internacionais

Inspeção por câmera com IA garante que produção brasileira de carne cumpra exigências internacionais

Do rótulo ausente ou com impressão defeituosa, passando pelo parafuso mal encaixado ou até impurezas no produto alimentício, sensores e sistemas de visão com recursos tecnológicos avançados identificam falhas em velocidade e precisão impossíveis para a capacidade humana

Um cinto de segurança com parafuso mal encaixado. O rótulo de um cosmético com imagem distorcida. Uma impureza e até um caco de vidro na bebida engarrafada. Rótulo desconfigurado, ou ausente, em algumas unidades de um lote. Erros como esses em linhas de produção fabril, aparentemente pequenos, podem gerar prejuízos financeiros e um problema maior: impacto à reputação da marca.

Os exemplos citados tratam de riscos reais. Mas, graças à incorporação de recursos tecnológicos como automação, deep learning (aprendizagem profunda da máquina), internet das coisas e inteligência artificial, são baixados a zero. Inspeção de produção por câmeras com essas tecnologias incorporadas permite identificar falhas impossíveis de serem detectadas por um monitoramento humano. É o que explica o gerente de automação da Soma Solution, Juliano Moura.

A Soma Solution é distribuidora, em todo o Brasil, da Hikrobot, multinacional fabricante de produtos e soluções especializadas em visão mecânica e robôs móveis. São sensores de visão robustos e compactos de diversos modelos, cada um com funcionalidades específicas, aplicáveis aos mais diferentes segmentos da indústria de manufatura – da metal-mecânica à alimentícia, passando pela farmacêutica, veterinária e de cosméticos, dentre outras.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos