Você sabe o que é abate Halal? Maior certificadora Halal da América Latina, FAMBRAS Halal, explica 

Você sabe o que é abate Halal? Maior certificadora Halal da América Latina, FAMBRAS Halal, explica

Certificadora estará no Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), de 6 a 8 de agosto, em São Paulo. Especialistas estarão à disposição do público visitante e dos expositores para explicar o que é o conceito Halal, o processo de certificação e o abate para quem deseja exportar para os países de maioria muçulmana

O Brasil é o maior exportador de proteína animal Halal do mundo, o que inclui frango e bovinos. São chamados de Halal os produtos permitidos para o consumo dos muçulmanos de acordo com as determinações religiosas do Islam. 

“Para que a carne brasileira seja consumida por muçulmanos, uma população composta por quase 2 bilhões de pessoas, ela precisa ter uma chancela, a certificação Halal, que vai comprovar que ela não tem nada que afete a saúde e a segurança das pessoas”, diz Omar Chahine, diretor de Inteligência Comercial da FAMBRAS Halal – a primeira certificadora Halal do Brasil e a maior da América Latina. “É um processo composto por avaliações laboratoriais, documentais e auditorias para provar que o produto segue os preceitos da religião islâmica e o que determina as principais normas internacionais de fabricação de produtos”. 

No entanto, quando se fala de proteína animal, um outro processo precisa ser adotado pelos frigoríficos: o abate Halal. “É um ritual que tem por intuito minimizar o sofrimento do animal”, resume Chahine. 

O abate segue um ritual determinado pelo Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, e os ensinamentos de Muhammad, o principal profeta do Islam. Deve ser realizado numa área exclusiva para este fim, assim como os equipamentos e utensílios necessários. Seguem outras orientações:

– Os animais, para serem abatidos, devem ser saudáveis e aprovados pelas autoridades sanitárias competentes.

– O abate será executado somente por um muçulmano plenamente consciente de sua ação e intenção, que entenda totalmente o fundamento das regras e das condições relacionadas ao abate de animais no Islam.

– No ato da degola, o sangrador deve evocar o nome de Deus, uma forma de agradecer pelo alimento: “Bismillah Allahu Akbar”, que em português significa “Em nome de Deus, Deus é maior”. 

 – O corte precisa ser único e preciso, por isto, há a necessidade de utilizar uma faca bem afiada, a fim de que atinja as estruturas de uma só vez. 

– Este corte deve alcançar as quatro estruturas da região do pescoço: esôfago, traqueia, veias jugulares e artérias carótidas. É uma condição necessária para que ocorra o abate Halal. O corte nestas estruturas facilita o escoamento do sangue do corpo do animal. O tempo de escoamento é respeitado a fim de garantir a total sangria. 

– Um inspetor muçulmano treinado tem a responsabilidade de checar se os animais são abatidos corretamente, de acordo com a Sharia (jurisprudência islâmica).

– A ave abatida somente poderá ser escaldada após a confirmação da morte pelo abate Halal.

Omar Chahine esclarece que nos três dias do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), maior evento das cadeias produtivas no Brasil promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os especialistas da FAMBRAS Halal estarão à disposição para atender expositores e visitantes interessados em entender, em profundidade, tudo o que envolve o mercado Halal. 

Um mercado de muito potencial – Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), o Brasil vende carne de frango Halal para mais de 30 países. Em 2023 foram exportados mais de 2,2 milhões de toneladas e mais de US$3,9 bilhões. 

Já a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) informou que, no ano passado, as exportações para os países de maioria muçulmana representaram mais de 15% das exportações brasileiras de carne bovina, com mais de 330 mil toneladas e faturamento de US$ 1,3 bilhão.

Ainda assim, há muito espaço para os produtores de proteína brasileiros, avisa diretor de Inteligência Comercial da FAMBRAS Halal. “Existem cerca de dois bilhões de muçulmanos no mundo. Em 2050, este contingente será de 2,8 bilhões de pessoas, conforme estatísticas do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Além disso, pela qualidade do produto Halal e tudo o que preconiza, ele vem sendo procurado, cada vez mais, também por não muçulmanos preocupados com o consumo consciente, saúde e segurança dos alimentos”. 

Serviço: 

SALÃO INTERNACIONAL DE PROTEÍNA ANIMAL

Data: 6 a 8 de agosto

Horário: dias 6 e 7, das 11h às 19h; dia 8, das 11h às 17h

Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana)

Informações sobre o evento: https://siavs.com.br/ 

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

FARM REPUDIA DECISÃO DO CEO DO CARREFOUR
Economia

FARM repudia decisão do CEO do Carrefour

Entidade divulgou nota diante das recentes declarações do executivo A Federação das Associações Rurais do MERCOSUL (FARM) divulgou, na quinta (21), nota de repúdio à