FriGol registra lucro líquido de R$ 13,1 milhões no terceiro trimestre

FriGol registra lucro líquido de R$ 13,1 milhões no terceiro trimestre

Período foi marcado pela maior diversificação de destinos nas exportações 

A FriGol, uma das maiores e mais tradicionais processadoras de carne bovina do Brasil, encerrou o terceiro trimestre com receita líquida de R$ 902,5 milhões, 15,6% superior ao mesmo período de 2023. No período, a companhia abateu 174 mil bovinos, alta de 14,3% em relação ao terceiro trimestre de 2023. 

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 49,4 milhões, com alta de 2,4% na comparação anual e atingindo margem de 5,5%.  O lucro líquido no período foi de R$ 13,1 milhões, em linha com o mesmo período do ano anterior.

Nos últimos 12 meses, a receita líquida foi de R$ 3,3 bilhões, alta de 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o EBITDA acumulado foi de R$ 189,8 milhões, 136% maior, e o lucro líquido dos últimos 12 meses foi de R$ 31 milhões, contra break-even no mesmo período do ano anterior.

“Tivemos um bom resultado nesse trimestre tanto no mercado interno quanto no externo, fruto de um mercado interno bastante forte e crescimento de vendas de produtos de valor agregado e, no mercado externo, do desenvolvimento de estratégias personalizadas para clientes-chave, diversificação e acesso a mercados mais rentáveis. O Brasil continua sendo a opção de compra para o mundo”, explica Eduardo Miron, CEO da FriGol.

Durante o período, as vendas no mercado doméstico representaram 46% do faturamento total, enquanto as vendas no mercado externo corresponderam a 54%.

O destaque foram as vendas para outros destinos, que saltaram para 11% no trimestre, contra 3% no mesmo período de 2023. Resultado da ampliação de presença nos demais mercados internacionais, a companhia realizou no terceiro trimestre os primeiros embarques para as Filipinas, que se juntaram à Indonésia e Singapura, países para os quais a empresa já exporta no bloco da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), região considerada promissora. Neste ano também, a FriGol focou no crescimento de vendas para a América do Norte, com vários embarques para o Canadá. 

Por outro lado, 74% das receitas com exportações vieram da China, ante 86% registrados no mesmo período de 2023. Já Israel foi responsável por 12% das vendas, ante 8% na comparação anual. Por sua vez, para Hong Kong houve estabilidade em 3%.

 Ainda sobre os resultados financeiros, a alavancagem caiu para 1,2x Dívida Líquida/EBITDA, ante 1,3x no segundo trimestre deste ano, reflexo de uma disciplina financeira forte. O FCO (Fluxo de Caixa Operacional) foi de R$ 39 milhões, refletindo uma conversão de 78% do EBITDA e mostrando uma melhora significativa em relação ao ano anterior, que foi de 17%.

“Os resultados do trimestre mais uma vez corroboram nosso trabalho de governança e eficiência operacional e seguiremos trabalhando para uma estrutura de capital cada vez mais robusta”, destaca Eduardo Masson, CFO da FriGol.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

FARM REPUDIA DECISÃO DO CEO DO CARREFOUR
Economia

FARM repudia decisão do CEO do Carrefour

Entidade divulgou nota diante das recentes declarações do executivo A Federação das Associações Rurais do MERCOSUL (FARM) divulgou, na quinta (21), nota de repúdio à