Negócios são o principal foco da Mercoagro 2025

Negócios são o principal foco da Mercoagro 2025

Negócios, ciência, conhecimento, comunicação. O Warm Up Mercoagro ocorreu durante dois dias para preparar expositores para a maior expo-feira da indústria da carne da América Latina. O evento é resultado da parceria da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro 2025) e do Pollen Parque Científico e Tecnológico, local que recebeu o evento.

COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS E ASPECTOS CULTURAIS

O professor Luiz Henrique Maisonnett abordou a Importância da Comunicação Intercultural que é essencial para o sucesso nos negócios globais. Entre os objetivos salientados estão em identificar diferenças culturais, desenvolver empatia, ajustar estilos de comunicação e aplicar estratégias eficazes para melhorar as relações comerciais.

Luiz frisou que a comunicação efetiva envolve práticas como escuta ativa, clareza na linguagem, atenção à comunicação não verbal e oferta de feedback culturalmente adequado. “Compreender as nuances culturais, como individualismo versus coletivismo, distância de poder e tolerância à incerteza, é fundamental para adaptar abordagens e facilitar negociações. Além disso, etiqueta e protocolo, da mesma forma são aspectos importantes, incluindo maneiras apropriadas de cumprimento, troca de cartões, pontualidade e o uso estratégico de presentes em contextos empresariais.”

CASE SOMA SOLUTION

Diretor operacional da Soma Solution, Somaflux, Datec e GravoMark, Gilberto Inácio Dick, destacou a experiência como expositor Mercoagro. “É um momento essencial para estreitar relacionamentos, criar novos contatos e ampliar a rede de negócios.” A empresa atua em diversos segmentos, oferecendo equipamentos de inspeção, codificação, rastreabilidade e automação industrial. O fortalecimento da marca é um pilar essencial para a Soma Solution.

No pré-evento a empresa utiliza seus canais de comunicação para convidar clientes e parceiros, ao mesmo tempo em que desenvolve uma identidade visual robusta e alinhada à sua proposta de valor.

Durante a feira, a Soma Solution adota práticas rigorosas para maximizar resultados e proteger informações estratégicas. A coleta de contatos é feita por meio de cadernos ou leitores de crachás para um mapeamento detalhado dos visitantes. A equipe é uniformizada e devidamente treinada, prioriza uma postura profissional. “A feira é um ambiente de trabalho”, realçou o expositor. A empresa também mantém vigilância sobre os concorrentes que buscam informações.

Gilberto comentou que o pós-evento é uma etapa estratégica para a Soma Solution, que mantém o foco no relacionamento com os clientes ao responder rapidamente a solicitações, enviar cotações e materiais, além de reforçar a conexão por meio de e-mails de agradecimento. A visão de mercado é baseada em inovação e proximidade, a empresa alia planejamento e compromisso com a qualidade para consolidar sua posição como referência em tecnologia industrial, enxergando eventos como a Mercoagro como oportunidades para criar valor e fortalecer seu legado.

TRANSFORMANDO ESPAÇOS EM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS 

Álvaro Maggioni e Vinicius Rosa são arquitetos e urbanistas, sócios da Universe 3D Studios. Sustentaram, por demonstração de exemplos, a importância dos stands desenvolvidos para vender. “Esses espaços pensados para expo-feiras podem criar oportunidades de vendas ou não.”

POSICIONAMENTO DE MARCAS PARA FEIRAS E EVENTOS

O sócio e diretor criativo da Agência T12, João Lucas, salientou que posicionar marcas significa ocupar espaços estratégicos no mercado, na concorrência e nas pessoas. Explicou que o desafio do posicionamento está em encontrar espaços de relevância, diferenciação e verdade, o que reforça que o discurso precisa estar alinhado à realidade. “É preciso entregar o que é prometido”, recomendou.

No contexto da Mercoagro, uma feira já consolidada e reconhecida internacionalmente, João enfatizou que foi necessário elevar o nível da comunicação para refletir sua importância. A estratégia envolveu traduzir a relevância do evento por meio de uma comunicação aprimorada, posicionando a marca no mesmo patamar das principais feiras mundiais.

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