Alfama lança Lab de Gastronomia e reforça sua estrutura paraformação e educação do mercado de foodservice

Alfama lança Lab de Gastronomia e reforça sua estrutura para formação e educação do mercado de foodservice

Espaço será inaugurado na Scuola Eataly

Com mais de 1,6 milhão de estabelecimentos em atividade e faturamento que supera os
R$217,6 bilhões, o foodservice no Brasil ocupa hoje a quinta posição no mercado mundial
de alimentação fora do lar. Mesmo com um imenso potencial para crescer, o segmento é
carente de suporte e orientação para manutenção do negócio, diminuição do desperdício,
capacitação de mão de obra, entre outros. De olho nesta demanda, a Alfama Foods, líder
brasileira na categoria de proteínas cozidas, com 95% de mercado, inaugura o Alfama Lab,
localizado no espaço onde funcionava a escola de gastronomia do Eataly, conhecido hub de
gastronomia e serviços, com 38 lojas no mundo.
A principal proposta com o novo espaço é ampliar o braço de educação da Alfama, que tem
em seu DNA a formação e educação de toda a cadeia alimentar do segmento em que atua,
do pecuarista até o operador e donos de restaurantes. A produção e oferta de conteúdo
será baseada em cursos, palestras e workshops presenciais e online para operadores de
foodservice, sempre com foco B2B2C. Serão convidados experts nas áreas e nos nichos
que a Alfama atende ou pretende alcançar para que os conteúdos sejam relevantes e
gerem interesse do público.
A Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em sua tradicional pesquisa “Alimentação
Hoje: A Visão dos Operadores de Foodservice” aponta que os operadores buscam apoio
dos fornecedores, incluindo produtos para aumentar a produtividade e informações sobre
desempenho. Ainda na mesma pesquisa, 73% dos entrevistados desejam informações
sobre o comportamento de consumidores e tendências para o negócio, enquanto 72%
buscam produtos capazes de gerar ganhos de produtividade. “O Alfama Lab vem para
acelerar nossa missão de tornar o mercado mais forte e sustentável. Será um movimento
estratégico para fomentar um mercado ainda muito carente de conhecimento aplicado e
prático no dia a dia”, afirma Douglas Martins, diretor de marketing da Alfama. Ele reforça
que o nível da culinária no Brasil é altíssimo, mas ao olhar pro restaurante como business,
ainda há muitas necessidades. “A ideia é que o restaurante, lanchonete etc. lanchonete etc.
consiga crescer, avançar e expandir seus negócios”, completa.
Sobre a Alfama Foods
Fundada por três sócios, a Alfama nasceu da necessidade de oferecer carne de frango
cozida e desfiada para um grupo de restaurantes. O ano era 2012 e a produção chegava a
60 toneladas/mês. O crescimento foi exponencial e a empresa se especializou, cresceu
mais de 30 vezes em produção e faturamento e hoje tem 22 itens no portfólio. Em todo o
Brasil, são 85 distribuidores e 25 mil clientes atendidos mensalmente. A estrutura da Alfama
conta com duas fábricas: uma em Cascavel (PR) – com produção de 700 toneladas/mês – e
outra em Laranjeiras do Sul, onde também funciona o abatedouro.

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