Empresa é a maior fabricante do planeta de produtos de origem animal Halal. Podcast foi idealizado e produzido pela International Halal Academy
O Halal Cast, primeiro podcast do Brasil com esta temática, encerrou sua primeira temporada com um convidado especial: Miguel Gularte, CEO Global da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e a maior fabricante do planeta de produtos de origem animal Halal.
Halal, que em árabe significa “lícito”, é um conceito ético nascido na tradição islâmica que se aplica à alimentação, vestimenta, finanças, fármacos, cosméticos, turismo, lazer e entretenimento. São recomendações que, a princípio, todo o muçulmano deve seguir.
Para que um alimento seja Halal ele não pode ter qualquer ingrediente que prejudique a saúde e a segurança das pessoas. Também não pode afetar o meio ambiente ou comprometer o bem-estar animal, entre outros atributos.
BRF no mercado islâmico – No Halal Cast, Miguel Gularte compartilhou sua trajetória profissional e compartilhou a história da BRF no mercado Halal. A empresa comercializa aves Halal para o Oriente Médio desde os anos 70 sob a marca Sadia. Atualmente fornece para 14 países desta região.
Há 10 anos, tem uma fábrica em Kizad, nos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi) e outra em Dammam, na Arábia Saudita. Em agosto, anunciou a constituição de uma joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária do Public Investment Fund (PIF), fundo soberano da Arábia Saudita. A criação da nova empresa tem como principal objetivo desenvolver a indústria Halal neste país e, de acordo com Gularte, mostra como o mercado Halal é fundamental e estratégico para a BRF.
A Sadia é líder de mercado na categoria de frangos e reconhecida como a marca preferida com 38% de share entre os consumidores do mercado Halal. A Banvit, linha de processados, tem 21,8% de market share na Turquia.
Podcast continua em 2025 – Delduque Martins, diretor executivo e secretário-geral da International Halal Academy, primeiro instituto privado de formação, treinamento, qualificação e capacitação continuada com especialização no segmento Halal da América Latina e Caribe, garantiu a segunda temporada do Halal Cast. “Foi mais uma inovação que deu muito certo. Todos os episódios disponibilizados, 11 no total, informam, esclarecem e, sobretudo, desmistificam assuntos relacionados ao Halal e à religião islâmica”.
Delduque reforça a importância do podcast para que mais brasileiros conheçam o mercado Halal, fundamental para a economia brasileira. “O Brasil é um dos protagonistas deste mercado que movimenta entre US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões por ano no Brasil, sobretudo com a exportação de proteína animal. Cerca de 30% das exportações de aves e bovinos com certificação Halal no nosso país são exportados aos países muçulmanos”.
O diretor acredita que o fato de o Brasil ter uma minoria muçulmana faz com que muitas pessoas desconheçam o que é Halal. No entanto, o país conta com cerca de 12 milhões de árabes e descendentes, sendo que muitos deles professam a fé islâmica. “E é isso que queremos mudar com o Halal Cast”, reforça, lembrando que, além de ter uma importância enorme em se tratando de exportações, é um segmento que gera muitos empregos – 1,5 milhão de postos diretos e indiretos – e requer profissionais com conhecimento específico.
A International Halal Academy vem suprir esta carência relacionada à qualificação, treinamento e capacitação continuada para todos os que desejam atuar no segmento Halal. Até o momento, conta com mais de 32 mil alunos matriculados – um número que cresce ano a ano. Oferece cursos gratuitos em sua plataforma, bastando ao interessado apenas inscrever-se na plataforma: www.academyhalal.com .
O Halal Cast está disponível no canal da International Halal Academy no YouTube e no Spotify.