Primeira temporada do Halal Cast chega ao final recebendo Miguel Gularte, CEO Global da BRF  

Primeira temporada do Halal Cast chega ao final recebendo Miguel Gularte, CEO Global da BRF

Empresa é a maior fabricante do planeta de produtos de origem animal Halal. Podcast foi idealizado e produzido pela International Halal Academy

O Halal Cast, primeiro podcast do Brasil com esta temática, encerrou sua primeira temporada com um convidado especial: Miguel Gularte, CEO Global da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e a maior fabricante do planeta de produtos de origem animal Halal.

Halal, que em árabe significa “lícito”, é um conceito ético nascido na tradição islâmica que se aplica à alimentação, vestimenta, finanças, fármacos, cosméticos, turismo, lazer e entretenimento. São recomendações que, a princípio, todo o muçulmano deve seguir.  

Para que um alimento seja Halal ele não pode ter qualquer ingrediente que prejudique a saúde e a segurança das pessoas. Também não pode afetar o meio ambiente ou comprometer o bem-estar animal, entre outros atributos.

BRF no mercado islâmico – No Halal Cast, Miguel Gularte compartilhou sua trajetória profissional e compartilhou a história da BRF no mercado Halal. A empresa comercializa aves Halal para o Oriente Médio desde os anos 70 sob a marca Sadia. Atualmente fornece para 14 países desta região.  

Há 10 anos, tem uma fábrica em Kizad, nos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi) e outra em Dammam, na Arábia Saudita. Em agosto, anunciou a constituição de uma joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária do Public Investment Fund (PIF), fundo soberano da Arábia Saudita. A criação da nova empresa tem como principal objetivo desenvolver a indústria Halal neste país e, de acordo com Gularte, mostra como o mercado Halal é fundamental e estratégico para a BRF.

A Sadia é líder de mercado na categoria de frangos e reconhecida como a marca preferida com 38% de share entre os consumidores do mercado Halal. A Banvit, linha de processados, tem 21,8% de market share na Turquia.

Podcast continua em 2025 – Delduque Martins, diretor executivo e secretário-geral da International Halal Academy, primeiro instituto privado de formação, treinamento, qualificação e capacitação continuada com especialização no segmento Halal da América Latina e Caribe, garantiu a segunda temporada do Halal Cast. “Foi mais uma inovação que deu muito certo. Todos os episódios disponibilizados, 11 no total, informam, esclarecem e, sobretudo, desmistificam assuntos relacionados ao Halal e à religião islâmica”. 

Delduque reforça a importância do podcast para que mais brasileiros conheçam o mercado Halal, fundamental para a economia brasileira. “O Brasil é um dos protagonistas deste mercado que movimenta entre US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões por ano no Brasil, sobretudo com a exportação de proteína animal. Cerca de 30% das exportações de aves e bovinos com certificação Halal no nosso país são exportados aos países muçulmanos”.

O diretor acredita que o fato de o Brasil ter uma minoria muçulmana faz com que muitas pessoas desconheçam o que é Halal. No entanto, o país conta com cerca de 12 milhões de árabes e descendentes, sendo que muitos deles professam a fé islâmica. “E é isso que queremos mudar com o Halal Cast”, reforça, lembrando que, além de ter uma importância enorme em se tratando de exportações, é um segmento que gera muitos empregos – 1,5 milhão de postos diretos e indiretos – e requer profissionais com conhecimento específico.

A International Halal Academy vem suprir esta carência relacionada à qualificação, treinamento e capacitação continuada para todos os que desejam atuar no segmento Halal. Até o momento, conta com mais de 32 mil alunos matriculados – um número que cresce ano a ano. Oferece cursos gratuitos em sua plataforma, bastando ao interessado apenas inscrever-se na plataforma: www.academyhalal.com .

O Halal Cast está disponível no canal da International Halal Academy no YouTube e no Spotify. 

Compartilhe

Explore nossos conteúdos