Grandes transformações marcam o agronegócio no Brasil e no mundo. Neste cenário dinâmico, as mulheres conquistam cada vez mais espaço e se destacam como protagonistas em toda a cadeia produtiva. Cada vez mais qualificadas, assumem funções que antes eram dominadas pelos homens e atuam nas mais variadas atividades operacionais, lideram projetos, empresas e instituições, gerenciam propriedades e contribuem diretamente para o fortalecimento da agropecuária.
Todo esse desempenho é impulsionado por diversas iniciativas que incentivam a qualificação e a formação profissional. Em Santa Catarina, por exemplo, o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos Rurais investem no desenvolvimento das mulheres do meio rural, oferecendo treinamentos específicos para elas. As capacitações abrangem diversas áreas e têm sido fundamentais para ampliar o conhecimento técnico e as oportunidades de atuação feminina no campo.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou que assim como em outros setores da economia, as mulheres do meio rural têm ampliado significativamente sua participação nas atividades das propriedades. De acordo com ele, auxiliá-las a aumentar sua presença, tanto nas atividades operacionais quanto na gestão das propriedades, é uma das prioridades do Sistema Faesc/Senar. “Com qualificação profissional, o campo se torna um ambiente mais justo, inclusivo, inovador e preparado para os desafios do futuro”.
Representante catarinense na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a assessora jurídica sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, ressaltou que os treinamentos têm sido muito bem-aceitos pelas mulheres.
“Os relatos mostram que as capacitações representam um passo importante para a autonomia e melhores tomadas de decisões. Com oportunidades de conhecimento, elas têm mais confiança para desenvolver atividades, tanto operacionais quanto de gestão. Estamos satisfeitos com o impacto positivo das capacitações”, frisou Andreia ao mencionar três recentes treinamentos realizados com sucesso no estado: Operação e Manutenção de Roçadeiras, Inseminação Artificial em Bovinos, Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção”.
TREINAMENTO DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ROÇADEIRAS
O Treinamento de Operação e Manutenção de Roçadeiras exclusivo para mulheres, realizado no município de Ibicaré, no mês de abril, foi um sucesso.
A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Tangará, uniu teoria e prática sobre o uso seguro do equipamento, além de orientações sobre manutenção preventiva e demais aspectos técnicos. As aulas foram conduzidas pelo instrutor Adilson Ribeiro, prestador de serviços do Senar/SC.
O presidente do Sindicato Rural de Tangará, Evandro Pirolli Magnagnagno, destacou que o treinamento marcou mais um passo para fortalecer a presença feminina no meio rural e incentivou novas oportunidades de qualificação profissional.
INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS
Ainda em abril, outro treinamento com foco no público feminino foi realizado no município de Água Doce: o Treinamento de Inseminação Artificial em Bovinos. A ação, promovida pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce, foi realizada na sede da entidade sindical e na Fazenda Renascença.
As aulas foram conduzidas pelo prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Fabiano Mendes dos Santos, que abordou conteúdos teóricos e práticos essenciais para atuar com eficiência na reprodução de bovinos – área estratégica para o fortalecimento da pecuária em Santa Catarina.
O presidente do Sindicato Rural de Água Doce, Newton Luiz Bedin, ressaltou que o objetivo foi qualificar as mulheres para aperfeiçoarem as atividades que já desenvolvem no campo. “Queremos parabenizar o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pela iniciativa que está fazendo a diferença em Santa Catarina”, pontuou.
TRATORES E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS – OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO
Outro treinamento recente foi o de “Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção”, promovido em parceria o Sindicato Rural de Itapiranga. A capacitação, realizada na propriedade de Iderlaine Sfair na Colônia Nova, teve como instrutor o prestador de serviços do Senar/SC, Leonardo de Ataíde.
O presidente do Sindicato Rural de Itapiranga, Waldemar Schroeder, destacou que a capacitação atendeu a uma demanda crescente. “As mulheres estão cada vez mais presentes no meio rural e contribuem significativamente para aumentar a eficiência das atividades realizadas nas propriedades. ”
RELATOS QUE INSPIRAM
– “O treinamento foi muito bom para aprendermos a operar a máquina de forma correta e segura, contribuindo para um trabalho ainda mais eficiente em nossa propriedade”. Silvia Rohr, participante do Treinamento de Operação e Manutenção de Roçadeiras.
– “A capacitação proporcionou um conhecimento amplo sobre troca de óleo, filtros, entre outros aspectos. Sugiro que outras mulheres também façam o curso para aprenderem a manusear o trator. Nós, mulheres, precisamos ser protagonistas e, ter esse conhecimento sobre manutenção e operação, faz toda a diferença. Não é apenas dirigir, é entender todo o processo”. Juliane Geller Hammes, participante do Treinamento de Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção.
– “Quero agradecer ao Sistema Faesc/Senar e ao Sindicato Rural de Água Doce pela oportunidade incrível de participar deste curso. Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto pelo conhecimento técnico quanto pela troca com as colegas, nessa turma formada só por mulheres, o que foi muito especial”. Natália Regina Suzin, participante do Curso de Inseminação Artificial.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
· Site: https://bit.ly/faescsenar
· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar
· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar
· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar
· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/