Anuário ABIPLA 2024: setor de produtos de limpeza cresce 5,6%

Anuário ABIPLA 2024: setor de produtos de limpeza cresce 5,6%

Publicação reúne dados sobre o desempenho do setor e de seus segmentos. Faturamento atingiu US$ 7,5 bilhões e empregos superaram as 93 mil vagas

ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional lançou, no dia 21 de junho, a 19ª edição do Anuário ABIPLA, em evento no auditório da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na capital paulista. A publicação reúne dados e análises sobre o desempenho da indústria de produtos de limpeza no Brasil em 2023, cuja produção cresceu 5,6%. O faturamento atingiu US$ 7,5 bilhões – ante US$ 7 bilhões em 2022 –, e os empregos totalizaram 93,4 mil vagas, 4,8% a mais que no ano anterior.

“O Brasil é o quarto maior mercado de saneantes do mundo e vem tendo protagonismo na América Latina”, disse Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

De acordo com Cláudio Czarnobai, diretor da Nielsen, responsável pelos estudos divulgados no Anuário da ABIPLA, a cesta de produtos de limpeza corresponde a 6% dos gastos dos consumidores. E o desejo de economizar está fazendo com que eles busquem novos formatos e linhas de produtos.

No caso dos desinfetantes, ganharam espaço recipientes maiores e de marcas mais acessíveis. E a busca por roupas mais perfumadas impulsionou o segmento de amaciantes, no qual uma parte dos fabricantes também apostou em embalagens de maior capacidade. O diretor da Nielsen afirmou que os consumidores estão mais bem informados, independentemente da classe socioeconômica. “Eles fazem mais contas e leem mais rótulos”, destacou Czarnobai.

Daniel Pereira, Diretor da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que o órgão registrou um acréscimo de 16% nos pedidos de homologação de produtos de limpeza, fato comemorado por Juliana Marra, Presidente da ABIPLA, que fez um alerta: “Seguimos crescendo, mas os produtos informais permanecem como desafio em nosso setor.”

A ABIPLA realizou, recentemente, um estudo que revelou que os produtos informais respondem por 11% do mercado de limpeza doméstica e 17% na limpeza profissional.

Link de acesso ao Anuáriohttps://abipla.org.br/anuario/

Destaques do Anuário ABIPLA 2024

Produção: houve crescimento do setor em 2023. Após ter caído 5,7% em 2022, a indústria de saneantes registrou um aumento de 5,6% nos níveis de produção, no ano passado.

Produtos em alta: itens com grande peso na cesta de limpeza tiveram alta na produção, como limpadores para banheiros (+10,6%), detergente para roupas (+4,4%), multiuso (+4,1%), desinfetantes (+4%) e amaciantes (+0,9%).

Faturamento: o faturamento do setor atingiu US$ 7,5 bilhões em 2023. Em 2022, o total foi de US$ 7 bilhões.

Empregos: o número de empregos diretos, no setor, cresceu 4,8% em 2023, chegando a 93,4 mil.

Empresas: o setor contabilizou 2.704 empresas ativas em 2023, uma ligeira queda frente às 2.806 de 2022.

Previsão 2024: a estimativa é de crescimento de 3% nos níveis de produção em 2024.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

FARM REPUDIA DECISÃO DO CEO DO CARREFOUR
Economia

FARM repudia decisão do CEO do Carrefour

Entidade divulgou nota diante das recentes declarações do executivo A Federação das Associações Rurais do MERCOSUL (FARM) divulgou, na quinta (21), nota de repúdio à