ATeG transformando vidas: Salumeria Nonno Luigi conquista Selo ARTE

ATeG transformando vidas: Salumeria Nonno Luigi conquista Selo ARTE

Agroindústria integrante do Programa dAssistência Técnica e Gerencial (ATeG) recebeu o selo da CIDASC, durante a Faismo 2024, em São Miguel do Oeste (SC)

“Uma parceria sólida, ágil e eficiente”. Assim foi definido o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) pelo proprietário da Salumeria Nonno Luigi, Loivo Bertoldi, após a conquista do Selo ARTE para todos os onze produtos da empresa. A certificação foi feita pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e ocorreu durante a Faismo 2024, em São Miguel do Oeste, extremo-oeste catarinense. A salumeria participa da ATeG Agroindústria, programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC),órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) em parceria com o Sindicato Rural de São Miguel do Oeste.

A Salumeria Nonno Luigi é uma empresa familiar que se dedica à produção artesanal de carnes maturadas e embutidos, resgatando os costumes da cultura italiana. “Esta certificação é uma conquista que representa a viabilização técnico-econômica do negócio e possibilita a comercialização em todo o território nacional. Nós respeitamos a origem, o tempo e o clima de cada etapa da produção. A qualidade é um desafio constante, mas também uma paixão que nos move”, comenta o proprietário.

Para Loivo, o SENAR/SC foi crucial para a obtenção do selo. “Seja nas reuniões presenciais mensais ou no auxílio técnico constante e ágil via e-mail e redes sociais, a técnica de campo esteve sempre à disposição para nos acompanhar e orientar”. Além de prestar apoio nos controles gerenciais da agroindústria, a engenheira de alimentos e técnica de campo da ATeG Larissa Da Fré, auxilia dentre outras atividades, na atualização de manuais de produtos e de autocontrole, desenvolvimento de tabelas nutricionais, rotulagem de produtos e organização documental dos manuais de boas práticas agropecuárias.

O supervisor técnico da ATeG Fernando Schneider ressaltou o empenho e a dedicação de Loivo e sua esposa Andressa Schoeninger na busca por esta conquista. Ele frisou que a Salumeria se tornou a empresa que mais certificou produtos no selo ARTE de uma só vez em Santa Catarina. “Um grande motivo de orgulho para o Sistema Faesc/Senar”. De acordo com Larissa, este selo certifica que os produtos são artesanais e garante que são elaborados com receitas e processos que cumprem as normas sanitárias, além de assegurar características tradicionais e culturais. “Isso torna os produtos únicos, com garantia de identidade, qualidade e segurança dos alimentos”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o credenciamento total dos produtos reflete o compromisso dos proprietários com a qualidade da empresa familiar. O dirigente ainda destacou a gratidão em ver agroindústrias catarinenses alcançando novas façanhas. “É uma imensa satisfação ver tantas agroindústrias acompanhadas pela ATeG recebendo o Selo ARTE e conquistando espaço no mercado. Isso demonstra o esforço dos pequenos produtores e eleva o potencial de Santa Catarina”.

ATEG AGROINDÚSTRIA

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, explica que a ATeG com foco para a agroindústria auxilia pequenas e médias agroindústrias para a adequação à legislação, desenvolvimento socioeconômico e ambiental, boas práticas de fabricação, suporte para a gestão do negócio e criação de novos arranjos produtivos.

De acordo com a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, o Programa ATeG no segmento de agroindústria atendeu desde que foi criado, em 2019, mais de 172 produtores em 65 municípios. “Atualmente, conta com 5 grupos formados por 122 agroindústrias artesanais”.

*Com informações da CIDASC

Compartilhe

Explore nossos conteúdos

FARM REPUDIA DECISÃO DO CEO DO CARREFOUR
Economia

FARM repudia decisão do CEO do Carrefour

Entidade divulgou nota diante das recentes declarações do executivo A Federação das Associações Rurais do MERCOSUL (FARM) divulgou, na quinta (21), nota de repúdio à