Conselheiro e acionista da JBS aponta praticidade e conveniência como “os nomes do jogo” do futuro da indústria de alimentos
“Atualmente, poucos lugares no mundo têm a capacidade de ampliar a produção como o Brasil para acompanhar uma demanda crescente por alimentos”, afirmou o empresário Wesley Batista, conselheiro e acionista da JBS e da Pilgrim’s Pride, durante o BTG Pactual AgroForum, realizado nesta segunda-feira, 4, em São Paulo. Batista também falou da praticidade e da conveniência como “os nomes do jogo”, as principais tendências para as empresas de alimentos.
O executivo participou do painel “A Expansão Internacional do Agronegócio Brasileiro”, em que debateu os principais desafios e oportunidades para o crescimento internacional de empresas brasileiras ligadas ao agronegócio. “No mundo inteiro, a população deve atingir aproximadamente 10 bilhões de pessoas até 2050 e, obviamente, o consumo vai crescer”, disse Batista. “E poucos países têm o potencial de atender a esta demanda”, pontuou.
Segundo Batista, o Brasil precisa seguir com o movimento de ampliação dos mercados para a exportação dos produtos brasileiros, pois demanda haverá de qualquer forma. A diferença é quem irá atendê-la. O executivo destacou ainda estar “confiante de que podemos continuar investindo em aumento de produção, porque a demanda não vai diminuir”.
Sobre as tendências para as empresas de alimentos, Batista afirmou que está claro o caminho para produtos de qualidade, de valor agregado. “Os nomes do jogo são praticidade e conveniência. Quando olhamos para trás e para frente, a gente percebe que o pessoal não vai ficar mais com o fogão ligado, como era antes.” O comportamento do consumidor mudou, e a JBS está atenta a atender esse ponto.
O painel contou também com a participação do Chairman da Granja Faria, Ricardo Faria, a moderação coube a Thiago Duarte, sócio do BTG Pactual.