O concurso foi marcado por fêmeas pesadas e de exímia qualidade de carcaça
Mais de trezentos animais de doze produtores marcaram a última etapa do concurso de carcaça da raça Angus, das Unidades do Frigorífico Marfrig. O concurso aconteceu ontem, (9) em Promissão (SP). A gerente do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, acompanhou o abate e ficou extremamente feliz com o resultado. “Este é o segundo ano que realizamos o concurso de carcaça em Promissão, e já neste ano termos doze produtores com o volume de animais, e principalmente a qualidade que foi observada nos lotes, é sensacional. A raça mostrou todo o seu potencial, os produtores prepararam os lotes para o concurso, e estarmos juntos possibilitou uma troca entre os produtores de informações. Tivemos uma evolução, animais mais jovens, lotes homogêneos, carcaças pesadas, mostrando o quanto a raça angus faz a diferença na entrega de um produto de qualidade para a indústria, e consequentemente para o consumidor”, ponderou a gerente.
O primeiro lugar foi para a Ellen Marina, de Cachoeira Paulista (SP), com o lote 16, e uma média de 19,4@, e pontuação de 88,61, já o reservado grande campeão ficou com o produtor Paulo César Zanelati, de Oriente (SP), com o lote 12 pesando 18,4@ de média e 88,6 de pontuação. O produtor destaque revelação ficou com o lote 10 do produtor Paschoal José Pontieri, de Itápolis (SP), com 19,02@ de média e 80,68 pontos.
A ganhadora do primeiro lugar, Ellen Marina, possui duas propriedades, uma em Lorena (SP) que faz a cria, e a de Cachoeira Paulista, que realiza a terminação dos animais. Por escolha a pecuarista faz a engorda apenas de fêmeas, e comemora o prêmio. “É uma honra participar do concurso, e recebemos com extrema felicidade o primeiro lugar. É um trabalho árduo e que exige perseverança. Na nossa propriedade escolhemos touros de genética superior, que deem bezerros pesados e bem-acabados, sempre preconizamos qualidade nos nossos lotes. Além, claro de termos matrizes também de muita qualidade e excelente predição materna, elas emprenham muito bem. E claro, temos também um cuidado muito grande com a nutrição destes animais, eles engordam a pasto até os seus quase 350kg na propriedade de Lorena, e depois finalizamos na área de Cachoeira Paulista no confinamento”, explica a ganhadora.
“É muito satisfatório ver o engajamento dos produtores aqui do Estado de São Paulo, vimos animais extremamente bem-acabados, novilhas precoces e pesadas, os produtores investindo em genética e nutrição. Ter todos os produtores na hora do abate é sinal de que estamos alcançando o objetivo dos concursos que é mostrar e, principalmente, trocar experiências e oportunidades, para que todos possam ir além. Mostrar onde a raça pode chegar, qual o desempenho que a raça pode atingir. Foi um concurso muito bonito, com lotes pesados, carcaças excelentes. É sempre muito gratificante ver nos concursos a qualidade e cuidado que os produtores rurais têm no manejo de seus animais”, comemora Maychel Borges, subgerente do Programa Carne Angus Certificada.
Já o Gerente Corporativo de Compra de Gado da Marfrig, Maurício Manduca, finaliza e avalia, “o Concurso de Carcaça Angus realizado pela Associação Brasileira de Angus, em nossa unidade de Promissão, no dia 9 de novembro, foi novamente surpreendente. Com grande participação de nossos fornecedores, empenhados em apresentar lotes cuidadosamente preparados para o concurso, pudemos observar a evolução da genética Angus no que tange produção de carne de qualidade, superando edições anteriores”.