Pesquisar

De olho na sustentabilidade, ADM divulga análise ambiental de seu principal aditivo alimentar para frangos

De olho na sustentabilidade, ADM divulga análise ambiental de seu principal aditivo alimentar para frangos

Os resultados verificados da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) são os primeiros do setor na categoria de aditivos alimentares à base de extratos vegetais.

A ADM (NYSE: ADM) realizou uma abrangente Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para o XTRACT 6930, um aditivo aromatizante à base de extratos vegetais para animais monogástricos. A ACV é um método para avaliar e quantificar os potenciais impactos ambientais ao longo da cadeia de fornecimento de um produto ou serviço. A companhia compilou os resultados da ACV do uso do aditivo XTRACT 6930 em operações de frangos de corte em quatro regiões globais: Ásia, América Latina, Europa e América do Norte.

Esses resultados sugerem que o XTRACT 6930 é uma ferramenta útil para mitigar a pegada ambiental do setor de carne de frango. O uso do aditivo aromatizante da ADM demonstrou uma redução de pelo menos 1,9% na pegada de carbono dos frangos vivos, e uma redução de pelo menos 2,8% na pegada de carbono da produção de carne de frango

“A ADM tem orgulho de ser a primeira no setor de nutrição animal a apresentar dados tão robustos e confiáveis de ACV na categoria de aditivos aromatizantes à base de extratos vegetais, verificados externamente para uso em quatro continentes”, disse Fabio Catunda, diretor de CD&D da ADM para América Latina. “Com a crescente demanda para mitigar o impacto ambiental de nossa indústria, a ACV é um passo necessário para entender como uma única solução alimentar pode ter um impacto mensurável ao longo de toda a cadeia de valor”, completa.

A avicultura é uma fonte significativa de proteína animal em todo o mundo. É interessante notar que o consumo de frango contribui com as emissões de gases de efeito estufa na dieta (6,6%), comparáveis às do consumo de carne suína (6,5%), leite (5,1%) ou queijo (7,2%) na dieta média dos Estados Unidos. Assim, limitar o impacto ambiental do setor global de carne de frango pode ter resultados exponenciais.

O aditivo XTRACT 6930 tem como característica aproveitar uma combinação de substâncias ativas microencapsuladas encontradas em plantas aromáticas e especiarias com efeitos fisiológicos demonstrados em aves. Uma análise de desempenho detalhada de sua aplicação e resultados em frangos de corte mostra que o aditivo aromatizante contribui para aumentos no rendimento da carcaça, peso e peso do peito, bem como taxas de conversão alimentar aprimoradas.

“Com retornos benéficos confirmados no desempenho de aves e nos resultados do produto final, os produtores que incorporam o XTRACT 6930 nas dietas de frangos de corte podem reduzir o impacto ambiental de suas operações sem adicionar custos à sua formulação de ração”, comenta Catunda.

A análise de ACV da ADM foi realizada em colaboração com a Blonk Consultants, em conformidade com as normas ISO 14040 e ISO 14044, e seguindo as diretrizes da União Europeia (UE) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para o setor. Um painel de três revisores independentes e terceirizados verificou então a precisão da ACV e confirmou a validade das conclusões. O painel realizou uma revisão sistemática e meta-análise de 22 estudos sobre o XTRACT 6930, incluindo dados de empresas revisados por pares e não publicados.

ACVs adicionais dos produtos de nutrição animal da ADM estão em andamento para avaliar seus potenciais efeitos ambientais na produção de proteínas animais.

*Os resultados diferem por região. Contate a ADM para detalhes específicos.

1Heller, M, Keoleian. G, e Rose, D. (2020) “Implicações de Cenários Futuros da Dieta dos EUA nas Emissões de Gases de Efeito Estufa.” Relatório CSS, Universidade de Michigan: Ann Arbor 1-24.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos