Por Alexandre Pierro
Sua empresa incluiu a inovação no planejamento estratégico para 2024? Essa ação não é algo opcional, mas sim algo extremamente necessário para acompanhar as mudanças do mercado e alavancar sua marca frente aos concorrentes. Afinal, a partir da adoção de métodos inovadores, as empresas passam a ter as ferramentas necessárias para se diferenciarem e prosperarem – o que ressalta a importância de acompanharem as maiores tendências do mercado e identificarem quais fazem sentido para serem incorporadas internamente,
Durante este ano, ficou evidenciada a importância da inovação para o mercado, considerada como um investimento essencial para encontrar oportunidades de melhoria que otimizem os processos, aumentem a fidelização de clientes e elevem a produtividade do negócio. No entanto, é preciso ter muita inteligência ao incorporá-la, considerando a ampla gama de tecnologias, metodologias e ferramentas robustas capazes de contribuir significativamente para melhorar as operações corporativas.
Sendo assim, destaco aqui 10 tendências de inovação que poderão agregar muito às marcas em 2024.
#1 Inteligência Artificial (IA): possível de ser adotada em diversos departamentos e tarefas, é com a IA que os negócios podem tornar seus sistemas mais eficientes, permitindo que os profissionais empenhem esforços em atividades mais importantes e contribuindo para uma tomada de decisões mais informada e assertiva. Não à toa, em um estudo feito pela Deloitte, 70% das empresas consultadas afirmaram que pretendiam investir ainda mais nessa tecnologia este ano. Se a expectativa em 2023 já era tão positiva, em 2024 ela certamente será ainda maior.
#2 Internet das Coisas (IoT): essa também é uma das tecnologias que mais vem crescendo no universo da inovação, justamente por permitir uma interação mais fluida e automatizada entre ela e nossa vida. Ao ser adotada, ela torna as atividades mais ágeis, assim como permite uma tomada de decisões mais inteligente e embasada em dados analisados em tempo real.
#3 Economia Circular: reduzir a alta quantidade de resíduos é essencial para nosso ecossistema e, por isso, uma das maiores tendências de inovação que deve ser acompanhada pelas empresas em 2024 é o da economia circular. Este conceito visa eliminar estes desperdícios através de um uso mais consciente de nossos recursos naturais, reutilizando o que for possível e otimizando os processos corporativos em prol da menor dependência possível das matérias primas.
#4 Energias Renováveis: segundo dados do Ministério de Minas e Energia, quase metade da nossa matriz energética vem de fontes naturais, quantidade cerca de três vezes maior do que a média global. A preferência por essas energias renováveis não pode ficar de fora do planejamento estratégico de inovação em 2024, não apenas para conservar nossos recursos naturais, como também para reduzir a emissão de poluentes prejudiciais ao meio ambiente.
#5 Mobilidade Urbana: muito vem sendo investido, nos últimos anos, em programas de inovação destinados à mobilidade urbana, no objetivo de desenvolver meios de transporte que possibilitem deslocamentos mais eficientes, rápidos, seguros e sustentáveis. Essa é uma questão fundamental para a criação de cidades melhor habitáveis e que possam se desenvolver constantemente através destas soluções pautadas na inovação e sustentabilidade.
#6 Realidade aumentada e virtual: ambas essas tecnologias estão gerando uma verdadeira revolução no universo da inovação, permitindo experiências completamente imersivas, ricas e emocionantes aos usuários. Mesmo que, na prática, sejam mais vistas para fins de entretenimento, a realidade aumentada e a virtual podem ser aplicadas em diversos setores da nossa sociedade, redefinindo a forma pela qual operamos e experimentamos o mundo ao nosso redor.
#7 Blockchain: esta é uma das tecnologias de inovação com maior potencial de redefinir a maneira como conduzimos negócios. Esse recurso consiste em uma estrutura de blocos de informações encadeados de forma sequencial e criptografada, criando uma cadeia inalterável e à prova de falsificação. Na prática, isso faz com que, ao ser implementada em uma rede de computadores, ela crie um nível a mais de segurança em suas informações.
#8 Cibersegurança: ainda no tema da proteção digital, não poderíamos deixar de citar a cibersegurança como uma tendência de inovação indispensável de ser inserida no planejamento estratégico. Felizmente, em meio a tamanhos avanços tecnológicos, não faltam recursos capazes de trazer essa proteção como, por exemplo, firewalls, antivírus, autenticação de dois fatores, e muitas outras estratégias fortemente seguras para esse objetivo. Essa é uma medida de inovação indispensável de estar presente nas empresas de todos os portes e segmentos em 2024.
#9 Robótica: essa é uma das áreas da inovação que mais vem crescendo nos últimos anos e que, inclusive, apresenta perspectivas muito positivas para os próximos anos. Destinada a desenvolver máquinas automatizadas capazes de realizar tarefas de maneira autônoma ou pré-programada, muitas empresas apostam na criação destes robôs com o objetivo de terem uma maior eficiência em seus processos e de reduzirem erros provenientes de trabalhos manuais. Há aqueles que acreditam que essas máquinas irão substituir muitos empregos mas, na realidade, essa tecnologia irá abrir diversas oportunidades no mercado em 2024.
#10 5G: mesmo um ano após sua chegada oficial, a realidade de acesso do 5G pelo país ainda se mostra um verdadeiro desafio. No entanto, a quinta rede móvel possui um forte potencial de revolucionar a maneira como vivemos e trabalhamos e, as empresas que se preocuparem em implementar essa inovação em seu planejamento estratégico de 2024, certamente irão alavancar sua posição e destaque no mercado frente aos concorrentes.
Diante de um cenário de extrema competitividade, inovar, sem dúvidas, é o principal caminho para garantir a prosperidade dos negócios. Hoje, apenas 33.6% das empresas brasileiras são inovadoras, segundo dados do IBGE – uma quantia significativamente pequena, mas que pode ser melhorada caso a inovação seja integrada ao planejamento estratégico da companhia em 2024.
Alexandre Pierro é mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.