A FriGol – um dos principais e mais tradicionais frigoríficos do Brasil, investe em projetos sociais com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das cidades onde tem suas unidades de produção: Lençóis Paulista, em São Paulo, Água Azul do Norte e São Félix do Xingu – ambas no Pará. Parte significativa desses investimentos se dá via leis de incentivos fiscais, que permitiram à empresa destinar no fim do ano passado mais de R$ 874 mil a projetos nessas três cidades. Nas duas cidades paraenses, os aportes somaram cerca de R$ 510 mil, ou seja, aproximadamente 60% do montante total. Os projetos que receberam aportes serão desenvolvidos ao longo de 2023.
Dessa forma, percentuais do Imposto de Renda (IR) da empresa foram destinados ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) de Água Azul do Norte e de São Félix do Xingu também a projetos culturais e esportivos, que são:
- Moda Inclusiva: realizado em Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, o projeto promoverá oficinas de costura para capacitar deficientes visuais; será abordada a moda para deficientes visuais. Ao final das oficinas, as máquinas de costura serão doadas para a cidade.
- Projeto Escola Mágica: levará apresentações de arte mágica à São Félix do Xingu, abordando temáticas relacionadas à proteção climática e ambiental com uma linguagem lúdica e voltada a todos os públicos.
- Aventura de Ler: realização de seis mostras de uma biblioteca itinerante com leitura dramatizada e contação de histórias, que carregará suas aventuras até os munícipes de Água Azul do Norte. Além de realização de encontros de poesia com apresentação de artistas locais e de referência na cidade. Ao final das mostras, os livros serão doados para a cidade.
- Jovem Talento: parceria com o município de Água Azul do Norte com doação de materiais para desenvolver o futsal e remuneração de professor por seis meses.
Os projetos selecionados, além de estarem aptos legalmente a receber os aportes, também passaram pelo crivo de terem aderência à política de investimentos sociais da FriGol. “Sempre atuamos em prol das comunidades e, para evoluir ainda mais nesse sentido, no ano passado, com o auxílio de uma consultoria especializada, desenvolvemos um estudo sobre as principais necessidades das comunidades onde nossas plantas produtivas estão inseridas e, a partir dos resultados, formulamos nossa política de investimento social privado. Agora, é essa política guia nossos aportes”, destaca Eduardo Miron, CEO da FriGol.
Segundo Carlos Corrêa, diretor Administrativo e Sustentabilidade da FriGol, as leis de incentivos funcionam como um instrumento indispensável para estimular o financiamento de diversos programas com o objetivo de desenvolver socialmente os locais de atuação da empresa. “A FriGol está comprometida com a destinação destes recursos visando, principalmente, contribuir com o desenvolvimento socioambiental dessas comunidades, consolidando nossa atuação em prol da criação de uma sociedade sustentável”, conclui o executivo.
Para serem viabilizados, os projetos terão auxílio de voluntários residentes do território de atuação de cada uma das ações e de colaboradores da empresa que desejem participar. Além de apoiar os projetos, a FriGol também busca participar e acompanhar ativamente o progresso das ações ao longo de suas implantações.