Marca estuda o comportamento do consumidor em busca de novas soluções no segmento e apresenta, em média, 150 novidades por ano
Mais de 140 novidades chegarão aos consumidores da Seara em todo o mundo até dezembro. Somente no Brasil, serão 60 lançamentos até o final deste ano. As inovações reforçam a vocação da empresa para desenvolver produtos e categorias inéditas. Todas essas novidades têm em comum o ponto de partida: o Hub de Inovação Seara, que tem a missão de antecipar tendências a partir de dados sobre o comportamento dos consumidores.
Implementado há 5 anos, o Hub realiza pesquisas e estudos para desenvolver inovações, com o objetivo de levar mais qualidade e conveniência ao consumidor. Desde então, foram 700 lançamentos globais, uma média de 150 inovações em produtos ao ano. “Cada produto lançado pela Seara passa pelas mãos do nosso time de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) com cientistas, pesquisadores, engenheiros e outros especialistas de mercado, antes de chegar aos lares dos consumidores”, afirma Luciara Rech Peil, diretora executiva de Inovação e P&D da Seara.
Antes de chegar às prateleiras, esses produtos são testados em minifábricas espalhadas pelo Brasil e na Academia Seara, dedicada a análises sensoriais com consumidores e clientes. As minifábricas funcionam como plantas industriais em escala reduzida, nas quais é possível executar o processo produtivo em equipamentos reais, mas num espaço dedicado exclusivamente a testes.
Além das análises sensoriais, a Academia Seara realiza estudos de shelf life, que determinam o tempo durante o qual um produto mantém suas características desejáveis. Os especialistas também trabalham para estabelecer o melhor modo de preparo dos produtos. Neste espaço também trabalham os chamados “mestres sensoriais”, profissionais que avaliam características como sabor, textura, aroma e aparência dos produtos, garantindo que tudo chegue à mesa dos consumidores com o mais alto padrão de qualidade.
“A Seara conta com muita tecnologia embarcada nas seis plantas piloto e no laboratório exclusivo para embalagens. A partir dessa estrutura já foram feitos diversos projetos para explorar novos olhares para as necessidades dos consumidores, implementar a cultura de inovação e definir soluções inéditas”, completa Luciara.
Uma das inovações mais recentes desenvolvida pelo Hub começou a chegar às prateleiras neste mês. Trata-se da linha de Panelinhas Seara, que é composta por sete produtos com receitas caseiras, condicionadas em panelas colecionáveis, que podem ir direto ao micro-ondas. A jornada de inovação deste projeto juntou monitoramento das mudanças do comportamento do consumidor, criatividade, tendências do mercado, e o atributo mais importante para a Seara: sabor. O produto foi desenvolvido com ingredientes que a maioria dos consumidores tem em casa, com destaque para os temperos e ervas, para garantir o sabor caseiro e a experiência “comfort food”.
Grande parte das inovações lideradas pela Seara está voltada para o desenvolvimento de produtos de valor agregado, antecipando uma necessidade de consumo detectada pelo Hub de Inovação. No ano passado, a marca transformou o mercado de empanados no país, com um portfólio de 10 produtos para ampliar as ocasiões de consumo entre os brasileiros. Já em 2021, a Seara inaugurou uma nova categoria ao lançar o Levíssimo, produto que une duas das principais preferências dos brasileiros, o sabor do presunto com a leveza do peito de peru.
Informações: Assessoria de Imprensa