Indústria da Carne: cenário 2024 e o que esperar para 2025

Indústria da Carne: cenário 2024 e o que esperar para 2025

Dos cuidados com a matéria-prima a alta tecnologia, o mercado cárneo brasileiro encerra 2024 com resiliência e aponta para um futuro de crescimento e inovação sustentável

Por: Erika Ventura e Juçara Pivaro

O ano de 2024 foi desafiador, mas também repleto de oportunidades para a indústria da carne no Brasil. Com um mercado interno aquecido e exportações recordes, diferentes segmentos, como suinocultura, carne de frango, carnes premium e tecnologia para processamento, enfrentaram o cenário econômico com estratégias que garantiram margens positivas e uma visão otimista para o próximo ano. As expectativas para 2025 envolvem não apenas expansão, mas também uma busca por novas tecnologias que equilibrem eficiência, qualidade e cuidado com o meio ambiente. Acompanhe o balanço sobre 2024 dos nossos parceiros e o que vislumbram para o próximo ano.



2024 foi um ano de crescimento para a Ishida do Brasil

“Nossos últimos anos foram marcados por um forte crescimento de vendas, resultado do aumento da demanda da indústria de alimentos por equipamentos de alta tecnologia e alta performance, que são inerentes aos equipamentos Ishida. Seguindo este crescimento, a Ishida do Brasil concluiu a instalação da filial em Chapecó no final de 2023 e também fez uma ampliação no parque fabril e demais instalações da matriz em Osasco – SP para uma área 3,5 vezes maior. Nossa expectativa é que o segmento frigorífico continue com a demanda aquecida, pois continuaremos investindo para ampliar nossa participação no segmento. Prova disto está na nossa confirmação para participação na feira Mercoagro, com ampliação da área de exposição e apresentação de novas tecnologias já consagradas na Europa e América do Norte, porém ainda inéditas para o mercado brasileiro”.

Nilson Martins, gerente comercial da Ishida do Brasil


Handtmann deve trazer novidades em 2025

Para a Handtmann, o ano de 2024 está sendo muito bom e estamos confiantes em buscar nossos resultados conforme foi previsto no início do ano. Tivemos muitas novidades e muitos eventos que nos ajudam a impulsionar os negócios. A Handtmann vem cada vez mais se consolidando no mercado em razão de seu diferencial no atendimento aos clientes tanto em suporte técnico de pós venda, como com nossos especialistas de vendas, que possibilita podermos auxiliar o cliente a montar seu projeto e entregar a linha completa e em funcionamento, conforme a necessidade do cliente, além, é claro, das qualidades diferenciadas de nossos equipamentos que nos permite oferecer o que há de melhor em dosagem com precisão de peso e preparação de massa com a melhor eficiência e qualidade no produto, deixando sempre o cliente que utiliza Handtmann com um produto diferenciado no mercado. Entre os lemas que usamos, o que mais se aplica para nós no Brasil é ‘Nós tornamos sua ideia em solução’, ou seja , o cliente diz o que precisa e como precisa e fazemos o resto do trabalho, sempre é claro com a aprovação do cliente. Estamos confiantes que 2025 seja um ano muito bom. Para o próximo ano, estamos com uma boa expectativa de novos lançamentos em nossa feira internacional IFFA que ocorrerá em maio de 2025, em Frankfurt, na Alemanha e, com isso, além do nosso grande e especial portfólio já existente, com certeza traremos muitas novidades ao nosso cliente que permitirá melhorias em seu processo”.

Mariocy Bonfim – Diretor Geral da Handtmann do Brasil

Trabalho é o que não vai faltar em 2025


“O ano de 2024 chega na reta final com um gostinho de vitória, pois alcançamos mais um patamar no seleto grupo de grandes empresas fornecedoras de embalagens flexíveis para a indústria frigorífica. Nosso projeto de lançar embalagens termoencolhíveis para carnes nasceu em 2023, cercado de todos os cuidados técnicos e comerciais e grandes parceiros foram fundamentais na realização de testes e homologações. Assim, fechamos 2024 com um produto que tem se apresentado de altíssima qualidade e seguimos colhendo excelentes resultados em todas as regiões do país. Como era de se esperar o ciclo de preços da carne bovina aconteceu e trouxe com ela uma posição privilegiada para o Brasil no exterior, maior exportador mundial do produto, com dólar em alta e exportações bombando é um cenário ideal para boas vendas e mercado demandando um volume extraordinário de embalagens. O ano de 2025 não será fácil, pois temos pela frente diversos cenários desfavoráveis, como guerras, políticas econômicas e financeiras incertas, aumentos dos custos de produção e perda do poder aquisitivo do mercado interno, hora de ir a campo com nossa equipe com uma relação cada vez mais próxima de nossos clientes, atuar como parceiros e buscar soluções inteligentes, tendo em mãos um produto que tem superado as expectativas. Conversando com o segmento de máquinas e equipamentos para frigoríficos, deduzimos que apesar de grandes players estarem trabalhando com projeções de crescimento conservadoras, pequenas e médias fábricas de embutidos, salgados, defumados e hambúrguer estão em pleno crescimento, assim como pequenas e médias desossas. Trabalho é o que não vai faltar em 2025 e, para isso, já estamos nos preparando com estratégias comerciais e um ótimo produto para ofertar. Que venha 2025!”

Sonayde Borges – Sales Manager da Descartável Embalagem

Cap-Lab comemorou 30 anos com inauguração de novo centro de distribuição

“Em 2024, a Cap-Lab alcançou marcos importantes, um deles foi a comemoração dos 30 anos de empresa e ampliação das suas operações com a inauguração de um novo centro de distribuição de 4.500 m² e um moderno escritório administrativo de 773 m². Essa expansão proporcionará mais espaço para oferecer um amplo estoque e um atendimento ainda mais imediato. Embora a economia sempre traga desafios, nossa abordagem resiliente e centrada no cliente contribuiu para o crescimento sustentável. Encerramos o ano com uma presença mais forte e uma relação de confiança com nossos parceiros. Para 2025, a Cap-Lab projeta expansão em novos mercados e maior participação em eventos setoriais estratégicos. Pretendemos explorar oportunidades e fortalecer nossas parcerias. Nosso objetivo é antecipar as necessidades do setor com soluções inovadoras, impulsionando nosso compromisso com a qualidade e o desenvolvimento contínuo”.

Vinicius Capeleto – Diretor Comercial da Cap-Lab

Varpe vem com novos desenvolvimentos para 2025

Foi um ano de atividade intensa. A empresa decidiu participar de várias feiras e eventos, muitos inéditos para nós. Além disso, continuamos uma evolução natural de negócios, que experimentamos no Brasil ano a ano, desde nossa fundação em 2006. Contamos sempre para nosso sucesso, com o suporte e a experiência da Varpe Espanha, fundada em 1985, e que nos apoia desde Barcelona em nossos desafios. Para 2025, as expectativas são muito positivas. O desenvolvimento de novos algoritmos de inspeção para nossos equipamentos de RX nos está gerando uma importante evolução na detecção de pequenas partículas de corpos estranhos de baixa densidade, como cartilagens em cortes de frango, por exemplo. Além disso, o aprimoramento de nossos equipamentos de controle de peso dinâmico está permitindo aos nossos clientes o controle e a segurança efetivos de suas produções, com acesso a dados estatísticos fundamentais para sua perfeita gestão.

Armando Aquino – Diretor da Varpe Brasil



NUTRI.COM celebra ingresso em novos nichos e ampliação da área de comércio exterior

“O ano de 2024 para a Nutri.Com foi de crescimento, retomada e consolidação de projetos que haviam sido paralisados durante a pandemia e que tiveram seus formatos redefinidos em 2023. Durante os anos de pandemia da covid-19 nos concentramos em investir em qualidade e implementar melhorias internas da empresa para obter melhor performance nos anos subsequentes. Com isso, em 2024 conseguimos nos estabelecer, com grande sucesso, em novos nichos de mercado, com novos grupos de produtos e área de atuação, tais como: condimentos e especiarias, extratos e óleos essenciais com a ampliação de nossa área de comércio exterior e serviços à indústria alimentícia. A economia do país e outras medidas governamentais tiveram pouco ou nenhuma influência em nossas decisões ou resultados. As áreas de serviços e comércio exterior foram as que mais cresceram e apostamos na continuidade desta tendência para o próximo ano de 2025. A Nutri.Com continuará investindo em mercados mais consolidados da área de alimentos focando em serviços e comércio exterior além de novas tecnologias e produtos de maior valor agregado e com melhores valores nutricionais, atendendo as exigências de um mercado consumidor mais atento e preocupado a saúde e o meio ambiente”.

Omar Abu-Jamra Jr., diretor presidente da Nutri.Com

Poly-clip teve um bom 2024 e está otimista para 2025

“Em linhas gerais, o ano de 2024 foi um bom ano para a Poly-clip, os níveis de vendas de consumíveis mantiveram-se dentro do planejado e a comercialização de equipamentos neste segundo semestre tem sido satisfatória. As empresas de processamento de carnes têm retomado os investimentos em maquinários e em novos projetos de linhas completas. Estamos otimistas e acreditamos que isto continue e deve aumentar para o próximo ano de 2025. Com a dificuldade de obtenção de mão de obra qualificada em algumas empresas do setor, nossas soluções de automação dos processos de grampeamento vêm ao encontro a essas demandas, aliadas também à questão de sustentabilidade, com uso de um menor volume de materiais de embalagens, característicos de nossos sistemas”.

Fernando Baldini, gerente de tecnologia da Poly-clip System

Suinocultura deve encerrar o ano com margens positivas

“O ano de 2024 na suinocultura brasileira deve terminar com a produção estável, praticamente sem crescimento, exportações recorde (crescendo ao redor de 8%) e com demanda bastante aquecida no mercado interno, o que determinou alta considerável nas cotações do suíno desde maio, com valores máximos no último trimestre. Apesar da alta do milho nos últimos meses, o custo médio de produção ao longo do ano permitiu margens bastante satisfatórias, um alívio depois de um longo período de crise. Para 2025 esperamos uma retomada do crescimento da produção, mas em níveis relativamente baixos que, aliado a um crescimento das exportações, deve determinar uma oferta ainda insuficiente para atender a demanda do mercado doméstico. Isto deve manter as cotações em alta ao longo do ano. Sobre os custos é preciso acompanhar o desenvolvimento da safra, mas a princípio não existe no momento expectativa de quebra considerável. No balanço final o setor deverá ter mais um ano de margens positivas”.


Iuri Pinheiro Machado, consultor de mercado da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS)


O cliente é pilar central na estratégia da JBT

“Mesmo num cenário de mercado, de certa forma, moderado, conseguiremos entregar um crescimento em 2024, garantindo nosso market share. Mérito de uma estratégia consolidada em linhas de equipamentos robustos e em um aftermarket eficiente – equipe estruturada e especializada de Serviços e Peças, colocando nossos clientes sempre em 1° LUGAR. Adicionalmente, a estratégia de um crescimento orgânico, com a penetração em segmentos adjacentes, tem sido fundamental para consolidar o crescimento do negócio e equilibrar o mix nos diversos segmentos. Desta forma, diminuímos a exposição em função de um único mercado. Do ponto de vista econômico, temos a expectativa de um crescimento de mercado significativo para os próximos anos, que corrobora com o nosso plano estratégico de crescimento e faturamento. Além disso, algumas iniciativas governamentais, por exemplo, a depreciação acelerada, podem também incentivar as empresas a renovarem seus equipamentos. Continuaremos com foco no crescimento orgânico do negócio e no investimento em soluções tecnológicas cada vez mais sustentáveis para o setor de alimentos e bebidas. Também estamos apostando na automação de processos com recursos através da IA (inteligência artificial), garantindo maior eficiência operacional atrelada a alta qualidade e segurança. Um excelente exemplo é o nosso OmniBlu™, uma plataforma digital projetada para oferecer soluções avançadas de monitoramento, análise e otimização de desempenho para os equipamentos em tempo real. Em resumo, estamos seguros com a estratégia que adotamos e confiantes no crescimento consistente do negócio, mantendo o altíssimo padrão de satisfação junto aos nossos clientes”.

Miguel Ruiz – Presidente da JBT Brasil, Wilson Nogueira, diretor de customer care, Fábio Viegas, diretor comercial.

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