Com 18 escritórios em quatro regiões brasileiras, programa já
assessorou mais de 4.800 propriedades em municípios de grande presença da pecuária no País
A JBS, maior empresa de alimentos do mundo, incorporou três novas unidades ao programa Escritórios Verdes (EV), que passa a contar com 18 pontos de atendimento. Localizados nos municípios de Araguaína (TO), Naviraí (MS) e Vilhena (RO), os novos EV distribuem de forma mais efetiva a capacidade de atendimento do projeto por região. Desde o início de suas atividades em maio de 2021, os Escritórios Verdes já auxiliaram na regularização ambiental de mais de 4.800 propriedades nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do País. Ao todo, já são mais de 1.000 hectares direcionados para a recuperação florestal, uma área que equivale a cerca de 1.000 campos de futebol.
As cidades das três novas unidades foram escolhidas com base nos dados coletados em um mapeamento realizado pelo time de sustentabilidade da Friboi, empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil, que identificou as regiões que mais solicitaram serviços dos Escritórios Verdes desde o início do programa e que necessitam de suporte técnico especializado com a oportunidade de engajar novos grupos de produtores.
Os Escritórios Verdes oferecem assessoria jurídica e ambiental de forma gratuita para apoiar os pecuaristas a atender critérios socioambientais. As ações dos EV permitem que a JBS atenda o pecuarista de perto, auxiliando no passo a passo em prol da regularização ambiental, como na orientação técnica de novos processos. A empresa garante, assim, uma solução para produtores que desejam aprimorar suas operações para estarem aptos a fornecer animais para a JBS, para outras fazendas ou indústrias de processamento de carne bovina.
Outra relevante ação dos Escritórios Verdes é apresentar e orientar aos produtores em seu cadastro na Plataforma Pecuária Transparente (PPT), um portal online e gratuito, com utilização de tecnologia blockchain, que permite que os próprios produtores realizem a consulta de conformidade ambiental de seus fornecedores de animais jovens, garantindo uma cadeia produtiva com maior rastreabilidade, transparência e regularidade socioambiental. A PPT é um ambiente virtual para o monitoramento de critérios socioambientais na criação de bovinos, proporcionando avanços inéditos na rastreabilidade da cadeia produtiva com segurança de dados, confiabilidade e engajamento.
“Os Escritórios Verdes nascem da nossa visão de que simplesmente bloquear as compras de gado de um pecuarista que não está de acordo com a nossa política de compras não vai resolver os desafios ambientais que o país enfrenta. É preciso gerar ações inclusivas e impactos positivos por meio da prestação de assistência socioambiental e técnica gratuita e apoiá-los no processo de regularização de suas propriedades para que possamos contribuir para tornar a cadeia da pecuária brasileira ainda mais sustentável”, diz Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da Friboi. Além da assistência técnica gratuita, os EV têm parceria com instituições financeiras para facilitar o acesso dos pecuaristas a crédito para executar os seus projetos de regularização ambiental.