Kantar projeta manutenção de crescimento do consumo em 2025, ainda que em menor intensidade

Kantar projeta manutenção de crescimento do consumo em 2025, ainda que em menor intensidade

Estudo aponta principais fatores que moldaram compras no terceiro trimestre de 2024 e que influenciarão o próximo ano

O consumo de bens não duráveis deverá continuar em alta no próximo ano na América Latina, ainda que em menor intensidade. De acordo com o levantamento Consumer Insights Q3 2024, produzido pela divisão Worldpanel da Kantar, a projeção é que as compras cresçam cerca de 0,6% em unidades. Cada mercado, porém, deve performar de maneira diferente.

Brasil e Colômbia, por exemplo, devem crescer acima da média da região. A expectativa para América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), México e Peru é que o mercado permaneça estável. Argentina, Bolívia e Chile, por sua vez, devem ficar abaixo da média.

As projeções são baseadas no cenário de consumo do terceiro trimestre de 2024, que apresentou alta de 1,5% em termos de volume. Com isso, a região completou nove trimestres consecutivos de expansão. “Apesar do crescimento mais lento, a demanda consistente por produtos massivos em trimestres seguidos reflete a recuperação socioeconômica na maior parte da região e uma nova forma de comprar dos latinos”, comenta Marcela Botana, Market Development Director Latam, da Kantar.

Na prática, isso se traduz em carrinhos de compras maiores (alta de 11% no terceiro trimestre de 2024 em comparação ao anterior) e na priorização de cestas básicas. Alimentos e Bebidas continuam sendo majoritários, abocanhando 34,7% e 19,8% de relevância em 2024, respectivamente. Os Laticínios, contudo, seguem tendência de queda, indo de 19,2% em 2023 para 18,5% em 2024. 

Quando o assunto é canal de compras, as lojas tradicionais apresentaram declínio pelo oitavo mês consecutivo, caindo 44% em contribuição em setembro de 2024. Isso é algo inédito, já que sempre foi o maior e mais sólido nesse mercado. A preferência é transferida, principalmente, para as lojas de desconto (47%) e para os atacadistas (39%).

Uma novidade na região é que as marcas próprias vêm liderando o crescimento desde março de 2024 – isso mesmo representando apenas 7% do volume total. Elas, inclusive, impulsionam mais de 30% das novas vendas em todas as cestas, com destaque para Beleza e Cuidado Pessoal (40%) e Alimentos (26%) e Bebidas (70%).

“Acreditamos que 2025 pode ser o primeiro ano em que a América Latina, por muito tempo capitaneada por marcas comerciais, se volte para as marcas próprias como a principal fonte de crescimento do volume de bens não duráveis”, analisa a executiva.

Ainda é válido destacar que questões como sustentabilidade e valores pessoais continuam a influenciar as decisões do latino-americano. A quantidade de Eco-Actives (compradores que se preocupam com o planeta e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício) cresceu de 18% em 2023 para 27% no ano seguinte.

Metodologia

O relatório trimestral Consumer Insights acompanha o comportamento do latino-americano de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus do consumo de bens não duráveis – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal.

O material do terceiro trimestre de 2024 contempla informações de nove mercados: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

Sobre a Kantar

A Kantar é líder mundial em dados e análises de mercado e uma parceira de marca indispensável para as maiores empresas do mundo, incluindo 96 dos 100 maiores anunciantes globais. Combinamos dados atitudinais e comportamentais mais significativos com profundo conhecimento e plataformas tecnológicas para acompanhar como as pessoas pensam e agem. Auxiliamos nossos clientes a desenvolverem estratégias de marketing que moldam seu futuro e promovem crescimento sustentável.

Mais informações em www.kantar.com/brazil

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