Com 152 mil colaboradores, Companhia investe no desenvolvimento de seus profissionais como estratégia de crescimento
A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vem investindo no desenvolvimento de seus talentos como estratégia de crescimento e planeja promover 40 mil colaboradores neste ano, o que representa 26% de seus quadros no país. Em 2023, a empresa já tinha fechado o ano com a marca de 26 mil pessoas promovidas. Além de apoiar o crescimento de seus profissionais, a empresa pretende também abrir 5.000 postos de trabalho, avançando como a maior empregadora do país. Hoje 152 mil pessoas trabalham na JBS.
Para Fernando Meller, diretor-executivo de Gente e Gestão, a Companhia tem o compromisso de cuidar das pessoas que fazem os negócios evoluírem no dia a dia. A qualificação profissional é essencial nesse sentido. “Isso é essencial para a gente continuar crescendo, criando oportunidades para um futuro melhor, que faz parte da nossa missão”, diz Meller. Para a JBS, criar um ambiente acolhedor e de qualidade para seus colaboradores é primordial. “Um de nossos valores é a determinação. Temos muitas pessoas que acordam cedo e se dedicam a sermos melhores a cada dia. São elas que constroem a empresa e é para elas que temos de criar as condições para se desenvolverem e crescerem”, explica Meller.
A estratégia da JBS inclui cursos e treinamentos para os colaboradores, em parceria com o Instituto J&F, centro de educação para os negócios que apoia a atuação de empresas educadoras. A Companhia oferece ainda a oportunidade de seus funcionários internacionalizarem suas carreiras: com o programa JBS Sem Fronteiras, criado em 2015, a Companhia organiza processos de seleção que permitem a colaboradores do Brasil trabalhar nas operações no exterior, com vagas para todos os níveis hierárquicos e departamentos espalhados pelo mundo.
“O que nos move são as pessoas. Quando vemos um colaborador embarcando para uma nova experiência no exterior ou quando vemos várias gerações de uma família trabalhando juntos, sentimos muito orgulho e temos a certeza de que estamos no caminho certo. Queremos que as pessoas se sintam bem em trabalhar na JBS”, diz Meller.
Segundo dados recentes da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), as redes produtivas ligadas à JBS movimentam 2,10% do PIB (Produto Interno Bruto) e contribuem para a geração de 2,73% dos empregos do país. Os dados reforçam a contribuição da Companhia para a produção de riqueza, renda e empregos no Brasil. A JBS está entre as maiores empresas globais de alimentos, com mais de 500 unidades e escritórios em 24 países, empregando 270 mil pessoas globalmente. Seus produtos marcam presença em mais de 190 países, chegando a 330 mil clientes em todos os continentes.