MARFRIG REGISTRA LUCRO LÍQUIDO DE 62,6 MILHÕES DE REAIS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DESTE ANO

MARFRIG REGISTRA LUCRO LÍQUIDO DE 62,6 MILHÕES DE REAIS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DESTE ANO

   EBITDA Ajustada Consolidado avança 94,8% na comparação anual. Margem EBITDA Ajustada atinge 8,7%          Alavancagem medida pela Dívida Líquida/UDM EBITDA Ajustada é de 3,43x em reais, vs 3,71x no 4T23          Operações Continuadas na América do Sul têm aumento de 11% sobre receita líquida do 1T23 e  produtos de valor agregado atingem 39% de participação          Participação na BRF contribui para bons resultados no período, demonstrando a eficácia do investimento

A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), uma das líderes globais na produção de carne bovina, suína e de aves, e a maior produtora de hambúrguer no mundo, apresentou hoje seus resultados fiscais relativos ao primeiro trimestre de 2024. Os números consolidam as informações contábeis e financeiras da Operação América do Sul (apenas das operações continuadas), da Operação América do Norte (representada pela National Beef) e da BRF, controlada pela Marfrig.

No primeiro trimestre de 2024, a Marfrig reportou Lucro Líquido Consolidado de 62,6 milhões de reais, uma reversão sobre os 634 milhões de reais de Prejuízo Líquido no mesmo trimestre de 2023. A Receita Líquida Consolidada foi de 30,4 bilhões de reais, alta de 3,8% sobre a comparação anual.

O EBITDA Ajustado Consolidado foi de 2,7 bilhões de reais – aumento de 94,8% em relação ao primeiro trimestre de 2023. A Margem EBITDA Ajustada Consolidada, por sua vez, foi de 8,7%, 4,1 pontos percentuais acima da margem registrada no mesmo período do ano passado. O Fluxo de Caixa Operacional foi positivo em 1,5 bilhão de reais no trimestre.

Nos primeiros três meses de 2024, a Marfrig atingiu alavancagem consolidada de 3,43 vezes, frente a 3,71 vezes no período imediato anterior (quarto trimestre de 2023). 

A carne bovina – foco das operações da Marfrig na América do Sul e da National Beef, na América do Norte – respondeu por 56% da Receita Líquida Consolidada da Marfrig no trimestre. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais – representaram 44% da Receita Líquida Consolidada, o que demonstra a diversificação da companhia em termos geográficos e de proteínas.

Um dos destaques do período foi o significativo aumento da participação de produtos de valor agregado – com marcas e industrializados – na Receita Consolidada da Operação América do Sul. Atualmente, esses produtos são responsáveis por cerca de 39% da Receita da operação, contra 34% quando comparado ao ano de 2022.

Na América do Norte, a National Beef registrou mais um bom trimestre, com margens superiores à média do mercado. A receita líquida subiu 9,5% na comparação anual, e chegou a 2,8 bilhões de dólares. Já a margem EBITDA Ajustada atingiu 2,1%.

O forte resultado da BRF – com Receita Líquida de 13,4 bilhões de reais, EBITDA Ajustado de 2,1 bilhões de reais e margem EBITDA Ajustada recorde de 15,9% nos três primeiros meses do ano – foi um dos impulsionadores do Resultado Consolidado da Marfrig. O desempenho da subsidiária reflete os avanços consistentes do Programa de Eficiência, o BRF+ 2.0, que capturou 438 milhões de reais no período, além da conquista de novas habilitações e avanços tanto na execução comercial como na compra de grãos.

“Os números deste período demonstram a assertividade da nossa gestão e da nossa estratégia”, diz Marcos Molina dos Santos, controlador e presidente dos conselhos de administração da Marfrig e da BRF. “Estamos construindo uma plataforma de produção e distribuição de proteínas cada vez mais completa e complementar, com um portfólio robusto de marcas e produtos, com atuação em diferentes geografias. Isso nos garante uma posição privilegiada no mercado.”

Nos primeiros três meses de 2024, os investimentos da Marfrig chegaram a 854,7 milhões de reais. Nas operações de bovinos da América do Norte e da América do Sul foram investidos 327 milhões de reais.

Operação América do Sul

A partir do primeiro trimestre de 2024, a administração da Marfrig passou a apresentar exclusivamente os resultados das Operações Continuadas na América do Sul (complexos industriais e unidades no Brasil, no Uruguai e na Argentina). Essa mudança tem o objetivo de demonstrar, com maior transparência, os resultados do novo perfil da companhia, focada sobretudo em produtos de maior valor agregado e de margens mais elevadas.

Nos três primeiros meses de 2024, o volume de vendas das Operações Continuadas foi de 165 mil toneladas, 13% superior ao volume apresentado no mesmo trimestre de 2023. A Receita Líquida foi de 3 bilhões de reais, aumento de 11% na comparação anual, resultante do maior volume de vendas, da melhoria do preço médio no mercado doméstico, e da maior exposição a novos mercados – no primeiro trimestre de 2024, a companhia obteve 27 novas habilitações para exportação.

A margem EBITDA Ajustada da operação foi de 9,6%, em linha com o primeiro trimestre de 2023. Já o EBITDA Ajustado foi de 290 milhões de reais no primeiro trimestre de 2024, alta anual de 7,8%.

“Os produtos de maior valor agregado responderam por 39% da Receita Líquida da Operação, o que representa uma evolução desde 2022, quando correspondiam a 34% da receita. Isso reforça a estratégia acertada da companhia de investir nesse tipo de portfólio, que apresenta margem superior, mais estável, e consequentemente mais previsível”, afirma Rui Mendonça, CEO da Operação América do Sul da Marfrig.

Operação América do Norte

No primeiro trimestre de 2024, a Operação América do Norte da Marfrig apresentou volume de vendas de 477 mil toneladas, aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A Receita Líquida da Operação atingiu 2,8 bilhões de dólares, um crescimento de 9,5% na comparação anual, explicado pelo maior volume de vendas e preços superiores em relação ao mesmo trimestre de 2023.

O EBITDA Ajustado foi de 58 milhões de dólares e a margem EBITDA Ajustada atingiu 2,1%.

“Apesar do ciclo desafiador na região, os resultados ficaram acima das expectativas do mercado e refletem a resiliência de nossa operação”, diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig. “Há uma demanda forte por proteína bovina nos Estados Unidos, que deve aumentar com a temporada de churrasco durante o verão americano”.

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