EBITDA Ajustada Consolidado avança 94,8% na comparação anual. Margem EBITDA Ajustada atinge 8,7% ● Alavancagem medida pela Dívida Líquida/UDM EBITDA Ajustada é de 3,43x em reais, vs 3,71x no 4T23 ● Operações Continuadas na América do Sul têm aumento de 11% sobre receita líquida do 1T23 e produtos de valor agregado atingem 39% de participação ● Participação na BRF contribui para bons resultados no período, demonstrando a eficácia do investimento
A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), uma das líderes globais na produção de carne bovina, suína e de aves, e a maior produtora de hambúrguer no mundo, apresentou hoje seus resultados fiscais relativos ao primeiro trimestre de 2024. Os números consolidam as informações contábeis e financeiras da Operação América do Sul (apenas das operações continuadas), da Operação América do Norte (representada pela National Beef) e da BRF, controlada pela Marfrig.
No primeiro trimestre de 2024, a Marfrig reportou Lucro Líquido Consolidado de 62,6 milhões de reais, uma reversão sobre os 634 milhões de reais de Prejuízo Líquido no mesmo trimestre de 2023. A Receita Líquida Consolidada foi de 30,4 bilhões de reais, alta de 3,8% sobre a comparação anual.
O EBITDA Ajustado Consolidado foi de 2,7 bilhões de reais – aumento de 94,8% em relação ao primeiro trimestre de 2023. A Margem EBITDA Ajustada Consolidada, por sua vez, foi de 8,7%, 4,1 pontos percentuais acima da margem registrada no mesmo período do ano passado. O Fluxo de Caixa Operacional foi positivo em 1,5 bilhão de reais no trimestre.
Nos primeiros três meses de 2024, a Marfrig atingiu alavancagem consolidada de 3,43 vezes, frente a 3,71 vezes no período imediato anterior (quarto trimestre de 2023).
A carne bovina – foco das operações da Marfrig na América do Sul e da National Beef, na América do Norte – respondeu por 56% da Receita Líquida Consolidada da Marfrig no trimestre. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais – representaram 44% da Receita Líquida Consolidada, o que demonstra a diversificação da companhia em termos geográficos e de proteínas.
Um dos destaques do período foi o significativo aumento da participação de produtos de valor agregado – com marcas e industrializados – na Receita Consolidada da Operação América do Sul. Atualmente, esses produtos são responsáveis por cerca de 39% da Receita da operação, contra 34% quando comparado ao ano de 2022.
Na América do Norte, a National Beef registrou mais um bom trimestre, com margens superiores à média do mercado. A receita líquida subiu 9,5% na comparação anual, e chegou a 2,8 bilhões de dólares. Já a margem EBITDA Ajustada atingiu 2,1%.
O forte resultado da BRF – com Receita Líquida de 13,4 bilhões de reais, EBITDA Ajustado de 2,1 bilhões de reais e margem EBITDA Ajustada recorde de 15,9% nos três primeiros meses do ano – foi um dos impulsionadores do Resultado Consolidado da Marfrig. O desempenho da subsidiária reflete os avanços consistentes do Programa de Eficiência, o BRF+ 2.0, que capturou 438 milhões de reais no período, além da conquista de novas habilitações e avanços tanto na execução comercial como na compra de grãos.
“Os números deste período demonstram a assertividade da nossa gestão e da nossa estratégia”, diz Marcos Molina dos Santos, controlador e presidente dos conselhos de administração da Marfrig e da BRF. “Estamos construindo uma plataforma de produção e distribuição de proteínas cada vez mais completa e complementar, com um portfólio robusto de marcas e produtos, com atuação em diferentes geografias. Isso nos garante uma posição privilegiada no mercado.”
Nos primeiros três meses de 2024, os investimentos da Marfrig chegaram a 854,7 milhões de reais. Nas operações de bovinos da América do Norte e da América do Sul foram investidos 327 milhões de reais.
Operação América do Sul
A partir do primeiro trimestre de 2024, a administração da Marfrig passou a apresentar exclusivamente os resultados das Operações Continuadas na América do Sul (complexos industriais e unidades no Brasil, no Uruguai e na Argentina). Essa mudança tem o objetivo de demonstrar, com maior transparência, os resultados do novo perfil da companhia, focada sobretudo em produtos de maior valor agregado e de margens mais elevadas.
Nos três primeiros meses de 2024, o volume de vendas das Operações Continuadas foi de 165 mil toneladas, 13% superior ao volume apresentado no mesmo trimestre de 2023. A Receita Líquida foi de 3 bilhões de reais, aumento de 11% na comparação anual, resultante do maior volume de vendas, da melhoria do preço médio no mercado doméstico, e da maior exposição a novos mercados – no primeiro trimestre de 2024, a companhia obteve 27 novas habilitações para exportação.
A margem EBITDA Ajustada da operação foi de 9,6%, em linha com o primeiro trimestre de 2023. Já o EBITDA Ajustado foi de 290 milhões de reais no primeiro trimestre de 2024, alta anual de 7,8%.
“Os produtos de maior valor agregado responderam por 39% da Receita Líquida da Operação, o que representa uma evolução desde 2022, quando correspondiam a 34% da receita. Isso reforça a estratégia acertada da companhia de investir nesse tipo de portfólio, que apresenta margem superior, mais estável, e consequentemente mais previsível”, afirma Rui Mendonça, CEO da Operação América do Sul da Marfrig.
Operação América do Norte
No primeiro trimestre de 2024, a Operação América do Norte da Marfrig apresentou volume de vendas de 477 mil toneladas, aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A Receita Líquida da Operação atingiu 2,8 bilhões de dólares, um crescimento de 9,5% na comparação anual, explicado pelo maior volume de vendas e preços superiores em relação ao mesmo trimestre de 2023.
O EBITDA Ajustado foi de 58 milhões de dólares e a margem EBITDA Ajustada atingiu 2,1%.
“Apesar do ciclo desafiador na região, os resultados ficaram acima das expectativas do mercado e refletem a resiliência de nossa operação”, diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig. “Há uma demanda forte por proteína bovina nos Estados Unidos, que deve aumentar com a temporada de churrasco durante o verão americano”.