- EBITDA Ajustado avança 65% na comparação com o mesmo período do ano passado. Margem EBITDA Ajustada atinge 9,7%
- O forte resultado consolidado, com a participação da BRF, comprova a eficiência da estratégia de diversificação do portfólio de proteínas e do foco em produtos de valor agregado
- A Operação América do Norte da Marfrig, representada pela National Beef, segue apresentando a melhor rentabilidade do mercado americano, com margem EBITDA de 2,9%, e registra receita líquida de 3,1 bilhões de dólares, 5,5% superior em relação ao período equivalente em 2023
A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), uma das líderes globais na produção de carne bovina, suína e de aves, e a maior produtora de hambúrguer no mundo, apresenta hoje seus resultados fiscais relativos ao segundo trimestre de 2024. Desde o primeiro trimestre deste ano, os números do balanço da companhia consolidam as informações contábeis e financeiras da Operação Continuada da América do Sul e da Operação América do Norte (representada pela National Beef) e da BRF, controladas pela Marfrig.
Todos os segmentos apresentaram evolução em suas vendas, com destaque para os excelentes resultados da BRF, que apresentou o melhor resultado histórico em um trimestre. O resultado consolidado da Marfrig demonstra, mais uma vez, a eficácia da estratégia de diversificação geográfica e de proteínas e do foco em produtos de valor agregado (industrializados e com marcas).
No segundo trimestre de 2024, a Marfrig reportou lucro líquido de 75 milhões de reais e receita líquida consolidada de 34,7 bilhões de reais, alta de 16,5% em comparação ao mesmo período de 2023. O EBITDA Ajustado Consolidado foi outro destaque: foram 3,37 bilhões de reais – um aumento de 64,8% em bases anuais. A margem EBITDA Ajustada Consolidada, por sua vez, atingiu 9,7%, 2,8 pontos percentuais acima da registrada no mesmo período do ano passado. No trimestre, o resultado da BRF representou 78% do EBITDAAjustado consolidado gerencial da Marfrig. Outros 14% foram gerados pela Operação América do Norte e 8% pela Operação América do Sul.
Entre abril e junho de 2024, o Fluxo de Caixa Operacional Consolidado foi positivo em 2,6 bilhões de reais e a Marfrig reduziu sua alavancagem consolidada de 3,43 vezes (no primeiro trimestre de 2024) para 3,38 vezes – em reais.
“Encerramos mais um trimestre com forte evolução operacional e em uma situação financeira confortável”, diz Marcos Molina dos Santos, controlador e presidente dos Conselhos de Administração da Marfrig e da BRF. “A estratégia de construção de um negócio com um portfólio diverso e complementar, à prova de ciclos, e nossa disciplina operacional e financeira vêm se provando cada vez mais bem-sucedidas. As empresas juntas são mais fortes. Estamos gerando valor, de forma sustentável, para nossos stakeholders”.
A força da diversificação
Por meio de um portfólio que inclui carne bovina (Operações América do Sul e América do Norte) e produtos à base de proteína suína e de aves (BRF), a Marfrig mitiga riscos e aproveita as oportunidades geradas por cada um de seus negócios. Neste trimestre, a BRF voltou a se destacar, com margem EBITDA Ajustada de 17,6%. A receita líquida atingiu 14,8 bilhões de reais, alta de 22,4% na comparação anual e o EBITDA Ajustado chegou a 2,6 bilhões de reais, um recorde histórico. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais – representaram 43% das receitas líquidas da Marfrig.
O segmento de carne bovina, por sua vez, correspondeu por 57% da receita líquida no período. Na Operação da América do Norte, a National Beef registrou mais um trimestre de grande resiliência, com margens operacionais superiores à média do mercado e aumento no volume de vendas de 2,5% na comparação ao 2T23. A receita líquida subiu 5,5% na comparação anual, e chegou a 3,1 bilhões de dólares. A margem EBITDA Ajustada atingiu 2,9%.
No segundo trimestre de 2024, os investimentos consolidados da Marfrig chegaram a 958,8 milhões de reais. Nas operações de bovinos da América do Norte e da América do Sul foram investidos 453 milhões de reais.
Operação América do Sul
No segundo trimestre de 2024, o volume de vendas das Operações Continuadas (complexos industriais e unidades no Brasil, no Uruguai e na Argentina) foi de 190 mil toneladas, 30,9% superior na comparação ao apresentado no mesmo trimestre de 2023. A Receita Líquida foi de 3,7 bilhões de reais, aumento de 17,3% na comparação com o mesmo período do ano passado e reflete a adição na capacidade de abate e o maior nível de ocupação das unidades industriais. A margem EBITDA Ajustada da operação foi de 9,1%.
“Estamos constantemente abrindo novos mercados para a carne produzida pela Marfrig na América do Sul”, diz Rui Mendonça, CEO da Operação América do Sul. “E, graças à eficácia do nosso sistema de pricing, conseguimos exportar mais para mercados que nos oferecem os melhores preços e condições.” Do total, aproximadamente 46% foram destinados à China e Hong Kong, contra 69% no 2T23. Desde janeiro, a Operação Continuada da América do Sul obteve 29 novas habilitações para exportações.
Operação América do Norte
No segundo trimestre de 2024, a Operação América do Norte da Marfrig continuou a apresentar desempenho operacional superior à média da indústria e registrou volume de vendas 2,5% maior em comparação ao 2T23. A receita líquida da Operação atingiu 3,1 bilhões de dólares, um crescimento de 5,5% na comparação com o 2T23, em um cenário de aumento do volume ofertado e de resiliência do preço médio de venda.
“O trimestre foi marcado pela manutenção da demanda por carne bovina nos Estados Unidos”, diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig. “Com essas condições de mercado, aliadas à nossa gestão da operação, voltamos a performar acima de nossos pares.”
Avanços na agenda ESG
A Marfrig segue obtendo resultados positivos de sua estratégia ESG, pioneira no mercado e que a torna a mais bem avaliada entre as empresas do setor nos rankings globais de sustentabilidade. Pelo 12° ano consecutivo, a Marfrig atingiu 100% de conformidade na auditoria do compromisso Público da Pecuária da Amazônia. Além de monitorar 100% dos seus fornecedores diretos via satélite, a companhia atingiu 87% de controle dos fornecedores indiretos na Amazônia e 73% no Cerrado.
Ainda como parte do Programa Verde+, mais de 470 fazendas foram reincluídas na cadeia de valor da Marfrig, após se adequarem aos requisitos socioambientais do programa. Desde o lançamento, já são mais de 4.000 fornecedores reabilitados, o que comprova o compromisso absoluto da empresa com a inclusão e uma cadeia livre de desmatamento em todos os biomas até 2025.
Informações cedidas pela Assessoria de Imprensa