Evento nacional para compartilhamento de conhecimento e premiação dos melhores rebanhos tinha baixa representatividade na região
O Brasil tem o maior rebanho Nelore no mundo e parte dessa condição está em eventos como o Circuito Nelore de Qualidade da Associação Brasileira de Criadores de Nelore (ABCN). O evento é itinerante e, para ter abrangência, precisa fazer a análise de cabeças criadas em diferentes regiões. Nesta sexta-feira (dia 11), será em Canhotinho, Pernambuco, na unidade mais moderna da Masterboi.
O Circuito Nelore premia e identifica os melhores rebanhos, para seu objetivo é fazer análise criteriosa, compartilhar conhecimento e tecnologia entre pecuaristas, para ter os detalhes sobre a produção de carne de qualidade. O circuito tem grande adesão entre os produtores e precisa, a cada localidade, de um frigorífico com capacidade para os abates necessários para a prova. A Masterboi serve de base para informações mais profundas do rebanho nordestino – antes o circuito só tinha cidades da região na Bahia e nada além.
O presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, é conhecido pelo seu dinamismo nos negócios, em uma trajetória na qual passou da categoria de atacadista para indústria frigorífica exportadora, no curso de duas décadas. “O planejamento da Masterboi busca aumentar a capacidade de abate e de produção nas nossas unidades industriais e ampliar a operação nacional e internacional”, afirma Nelson Bezerra.
Estas metas pedem rebanhos de qualidade e isso reforça a atração do terceiro Circuito Nelore, em Canhotinho. O evento serve para avaliação do gado Nelore em todos os seus aspectos técnicos, antes e, principalmente, depois de ser abatido. A pontuação considera itens importantes, como espessura da gordura, peso da carcaça, entre outros tópicos.
O gerente executivo da ABCN, André Locateli, um dos responsáveis pelo Circuito, considera a etapa em Canhotinho relevante para uma iniciativa de âmbito nacional. O circuito leva em conta as características dos animais em diferentes condições, terrenos e climas. “O evento avalia o desempenho da raça Nelore em todas as regiões do país”, explica André Locateli.
Dia de Campo ― Em paralelo ao circuito na unidade da Masterboi, a Fazenda SantaFé, tradicional criadora de Nelore, realiza o evento Dia de Campo. O evento deve reunir 300 pecuaristas, empresários do agronegócio, consultores técnicos e outros interessados na raça, prevê o proprietário da SantaFé, Marcos Fireman. “Todos vão poder participar de um workshop, conhecer novas tecnologias para o setor, fazer uma visita guiada pela propriedade, além de fortalecer o networking entre os participantes”, antecipa o empresário.
O Dia de Campo prevê duas palestras. A primeira sobre “Medidas que fazem a diferença no resultado da pecuária moderna”, com o veterinário Guilherme Queiroz, especialista da Embrapa Geneplus. A outra palestra vai abordar a “Pecuária Eficiente – ciência aliada ao bolso do produtor”, pela veterinária Giovanna Moraes, com especialidade em melhoramento animal e doutorado em biotecnologias reprodutivas.
Entre as atividades na Fazenda SantaFé, também terá apresentação de animais e visitas guiadas aos piquetes para ver a evolução do gado, antes do almoço. A partir das 14h30, será feita a divulgação do resultado da etapa Canhotinho do Circuito Nelore de Qualidade.
A atração do Circuito Nelore para o Nordeste é uma das iniciativas que a Masterboi teve em favor da pecuária na região. O principal deles está na instalação do mais moderno frigorífico do grupo, em Canhotinho. A unidade tem autorização para o abate de 478 cabeças/dia e está em expansão para poder abater 600 cabeças/dia. A expectativa futura planeja mais expansões.
A Masterboi também abraça a cultura em torno da pecuária, comprova a participação na 6ª Vaquejada do Parque Fernando Lucena, em Caruaru, que começou na terça-feira (dia 8) e segue até sábado (dia 12). Foi patrocinadora da Missa do Vaqueiro em Canhotinho, evento tradicional da cidade, conhecida como capital do gado de corte.