Frigorífico participa do Encontro Brasil da Soja e Carne Bovina (Soy & Beef Brazil Meeting), do Fórum de Bens de Consumo (Consumer Goods Forum)
Desde quando a sigla ESG era desconhecida no meio empresarial brasileiro, o Grupo Masterboi buscou implantar protocolos de monitoramento da cadeia de fornecedores de gado, programas de compliance e integridade. O pioneirismo tornou o frigorífico uma referência entre empresas e ONGs que acompanham o tema de perto. No “Encontro Brasil da Soja & Carne Bovina” (Soy & Beef Brazil Meeting), do Fórum de Bens de Consumo (Consumer Goods Forum), que começa nesta terça-feira, dia 5, em Brasília, a Masterboi, apresenta seu histórico de boas práticas, os avanços em ESG e seus planos para o futuro.
A head de ESG e Compliance da Masterboi, Sandra Catchpole, representará o frigorífico que possui três unidades industriais no Norte e Nordeste do Brasil. “Vamos mostrar uma série de protocolos, processos e programas que garantem a origem legal da matéria-prima e transparência em toda a cadeia de fornecimento”, resume Sandra Catchpole.
O diretor de cadeia agropecuária Pedro Burnier é da Amigos da Terra Amazônia Brasileira, instituição que trabalha em parceria com a Masterboi há seis anos em vários projetos. Ele trata por “ótima” a relação com o frigorífico. “A Masterboi tem contribuído em vários temas da cadeia livre de desmatamento e estamos desenvolvendo um projeto piloto no qual os fornecedores indiretos estão recebendo identificação individual bovina”, atesta Pedro Burnier.
A apresentação da Masterboi no evento vai focar no progresso das políticas de sustentabilidade, que datam da década passada e têm compromissos e cronogramas que se estendem ao futuro. Um dos focos de avanços está no Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos (nível 1), que tem como objetivo alcançar toda a cadeia pecuária.
A head de ESG Sandra Catchpole também vai apresentar o aplicativo Conecta. Ele será útil para o monitoramento da conformidade socioambiental dos fornecedores de gado da Masterboi, garantindo maior transparência e fortalecimento das políticas do frigorífico. O programa de monitoramento e o aplicativo Conecta são parcerias desenvolvidas com várias organizações independentes, mas nos dois casos conta com a parceria da Amigos da Terra.
O monitoramento também foi expandido para o transporte do gado, como forma de garantir o bem-estar animal, dar transparência a todas etapas do processo e apoiar a busca pelos melhores resultados, com reflexos na otimização da cadeia logística.
Esses são alguns dos principais programas e políticas adotadas pela Masterboi, mas não são os únicos. A empresa está implementando seu canal de denúncias com uma gestão totalmente terceirizada, sob responsabilidade da gigante da auditoria Deloitte, garantindo imparcialidade e transparência; torna público o relatório anual de sustentabilidade e tem metas para os próximos anos.
A Masterboi vai adotar um sistema de gerenciamento de risco atual; estabelecer a cultura do risco, com identificação, avaliação, gestão e comunicação dos riscos, tornando eficiente esse monitoramento. A adoção das políticas de ESG se tornou um vetor capaz de multiplicar a fidelidade dos consumidores (nacionais ou estrangeiros), gerar fidelidade, dar mais aderência no mercado e promover o desenvolvimento econômico, finaliza a apresentação.
As políticas da Masterboi fizeram do frigorífico uma referência entre seus pares. Este ano, a empresa foi eleita para o Conselho Estratégico do Grupo de Trabalho de Fornecedores Indiretos (GTFI) na pecuária, importante fórum de debates sobre o monitoramento da carne bovina no país. O Grupo de Trabalho reúne, por adesão voluntária, representantes de diversos setores da cadeia pecuária, como criadores, frigoríficos, supermercados e organizações não governamentais, além de instituições financeiras. A Masterboi é a representante da indústria frigorífica no Conselho Estratégico.