Com recordes de abate e exportação, unidade da Masterboi em Canhotinho se destaca como motor do desenvolvimento econômico regional
A pecuária em Pernambuco tem desempenhado um papel decisivo no crescimento do PIB estadual. Essa contribuição é evidenciada pelo aumento no número de abates de bovinos, pelo dinamismo do setor e, estrategicamente, pela atuação do frigorífico mais moderno da Masterboi, localizado em Canhotinho, a 210 quilômetros do Recife.
Em 2024, o Produto Interno Bruto de Pernambuco cresceu 4,9%, o maior índice registrado nos últimos 15 anos, superando inclusive o PIB nacional, que ficou em 3,4%. A agropecuária, um dos setores com forte representatividade no PIB brasileiro, apresentou crescimento de 11,5% no PIB estadual, impulsionada principalmente pela pecuária, que se consolidou como vetor relevante para a economia regional
Desde 2022, a Masterboi em Canhotinho se tornou um importante motor na produção pecuária no Nordeste. A presença de um frigorífico, com negócios em todas as regiões do país e exportações para todos os continentes do mundo, estimula a criação de gado por compartilhar esse mercado, ser um comprador seguro e, muitas vezes, o único capaz de adquirir rebanhos maiores.
O presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, é reconhecido por incentivar a produção pecuária em todos os estados do Nordeste. Em Pernambuco, os pecuaristas se beneficiam da proximidade com a unidade, que oferece vantagens competitivas decorrentes da vizinhança.
Dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) ajudam a compreender a força da pecuária. O ano de 2024 é classificado como o melhor para a venda de proteína animal pelo Brasil. O país exportou 2,89 milhões de toneladas de carne bovina, um aumento de mais de 26% em relação ao ano anterior.
Segundo Márcio Rodrigues, diretor Comercial, de Exportação e Mercado Interno da Masterboi, o frigorífico acompanhou, e superou, a tendência. “Registramos crescimento recorde em produção e exportação”, afirma. Enquanto o Brasil aumentou suas vendas em 26%, a Masterboi dobrou as exportações no mesmo período.
Em Pernambuco, o número de abates de gado ultrapassou 84,4 mil cabeças no último trimestre de 2024, o que representa 9,4% do total do Nordeste, conforme dados do IBGE analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, do Banco do Nordeste. Esses números reforçam a importância da pecuária como um setor estratégico, com forte impacto na produção industrial.
Desde 2022, a Masterboi em Canhotinho vem expandindo sua capacidade de abate. Inicialmente com 200 cabeças por dia, o frigorífico passou a 478 bois/dia em apenas 18 meses e já projeta alcançar 650 abates diários em maio de 2025.
Para Daniel Oliveira Paiva da Silva, superintendente de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), a influência da Masterboi se dá em duas frentes econômicas importantes: a pecuária e a indústria de alimentos. “A empresa tem impacto direto nessas duas atividades essenciais para Pernambuco”, afirma. Daniel Oliveira também é integrante do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), vinculado à Seplag, e responsável pelo cálculo do PIB estadual.