A primeira semana de maio foi detrabalho intenso: duas feiras de expressão internacional ocorreram simultaneamente, abrindo oportunidades para que a Romancini Troncos promovesse importantes ações visando o bem-estar, tanto do animal como do funcionário, destacando ainda a importância da sucessão no agro.
O bem-estar não é mais uma tendência do agro: é uma regra mundial. Mesmo assim, apenas 14% das propriedades rurais do Brasil usam o tronco em sua estratégia de manejo. Em paralelo, o desafio da sucessão dentro das propriedades rurais vem crescendo cada vez mais: atualmente, 1/3 da população do campo tem mais de 50 anos. Por isso, ano após ano, Lu Romancini, CEO da Romancini Troncos, se desdobra juntamente com sua equipe para desenvolver e executar projetos que enalteçam de forma prática, ações de bem-estar na pecuária dentro dos currais e incentivem às novas gerações a assumirem seus papéis de sucessores ao lado dos pais. Em duas feiras internacionais que ocorreram simultaneamente na primeira semana de maio, a CEO conduziu ações estratégicas que fazem parte do propósito do negócio. Confira:
Agrishow 2023 – Ribeirão Preto/SP
(De 01 a 05 de maio)
Atendendo às exigências do mercado de carne internacional e com atenção de agregar lucro ao produtor rural, a principal ação da empresa neste evento foi o lançamento oficial do Tronco RZPEC, uma tecnologia criada em parceria do pecuarista e fundador Luiz Carlos Romancini com Adriane Zart, médica veterinária precursora da técnica de manejo Nada Nas Mãos. “Com foco no comportamento natural do bovino, que tem instintos como audição e olfato muito aguçados, o desenvolvimento do produto está alinhado às práticas de bem-estar animal, segurança ergonômica e sustentabilidade”, explica Lu
O lançamento ocorreu durante bate-papo com as duas profissionais no espaço Agrishow Pra Elas, reunindo aproximadamente 100 mulheres do agro interessadas em conhecer mais sobre o tema e a melhor técnica de manejo. “É uma técnica muito simples, baseada na observação do comportamento natural dos bovinos como presa na cadeia natural de alimentos. Sua correta aplicação promove o bem-estar tanto do bovino como da equipe que trabalha nas fazendas no manejo do gado”, ressalta Adriane.
O investimento nas futuras gerações também foi tema abordado pela Romancini na Agrishow 2023, com a iniciativa de apresentar a importância do manejo com o uso correto da tecnologia do tronco de contenção para todo Brasil de uma forma simples e didática, por meio do agro influenciador mirim José Marcos, de Nobres (MT). Com mais de 750 mil seguidores no instagram e 1.5k no TikTok, o menino de 3 anos compareceu junto com os pais Giane e Gustavo ao estande para brincar com o Tronco Kids, iniciativa inédita no mundo criada por Lu Romancini para, de uma forma lúdica, incentivar às crianças ao manejo realizado com tecnologia e bem-estar para os animais e funcionários. A presença de José Marcos levou para o estande mais de 500 visitantes da exposição, em apenas algumas horas.
Expozebu 2023 – Uberaba/MG
(De 29/04 a 07/05)
No maior evento mundial da pecuária zebuína, Lu Romancini realizou duas importantes ações direcionadas para o incentivo à sucessão e futuras gerações no agro. A primeira foi a presença do Tronco Kids durante a Fazendinha da ABCZ, uma iniciativa que promove a interação de crianças com o tema rural de forma real e educativa.
E durante o evento ABCZ Jovem, Lu Romancini palestrou sobre Sucessão, ao lado de grandes nomes do agro, para cerca de 1000 jovens. Na ocasião, a CEO compartilhou como foi o convite recebido para atuar, ao lado do pai, na gestão da empresa em 2016, os desafios que atravessou para conquistar com respeito seu espaço e os resultados que alcançou para os negócios da família até o momento, posicionando a Romancini Troncos como empresa líder do segmento na América Latina. Os jovens demonstraram muito engajamento e atenção aos detalhes compartilhados por Lu em uma palestra de aproximadamente 40 minutos.
Sobre Lu Romancini
Nascida em Laranjeiras do Sul/SP, ela é CEO da Romancini Troncos desde 2016. Como advogada, se desligou de uma carreira já consolidada em seu escritório em Ponta Grossa/PR e do cargo de professora universitária para assumir o desafio da sucessão ao lado de seu pai, Luiz Carlos Romancini. Segunda geração de pai pecuarista, é conhecida por seu estilo de gestão direto, determinado, audacioso e inovador. Como ela mesma declara: “não é uma mulher de recados”. Tem como propósito falar sobre os desafios da sucessão, a importância do incentivo às novas gerações do agro e o papel determinante das mulheres dentro do segmento.
FONTE: Luciene Gazeta