Reconhecimento é concedido às empresas que divulgam informações sobre emissões de GEE verificadas por terceira parte
A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, conquistou pelo quarto ano consecutivo o Selo Ouro em seu Inventário Corporativo de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Programa Brasileiro GHG Protocol.
Criado em 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, o Programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pela adaptação do método ao contexto brasileiro. O protocolo leva em consideração ferramentas de cálculo para quantificar e gerenciar as emissões de gases do efeito estufa.
O selo ouro, reconhecimento máximo do programa, é concedido aos inventários completos de instituições que apresentam suas emissões de GEE verificadas por empresas de terceira parte acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
A Companhia, de forma transparente, divulga desde 2015 seus Inventários Corporativos de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) anuais no Registro Público de Emissões, plataforma do Programa Brasileiro GHG Protocol, que divulga os inventários das organizações participantes da iniciativa. Também utiliza o documento como um instrumento de gestão, direcionador de seus esforços para atingimento de suas metas de descarbonização.
DESCARBONIZAÇÃO
Em 2021, a Minerva Foods anunciou o Compromisso com a Sustentabilidade, que tem entre as suas metas, o objetivo de alcançar emissões líquidas zero até 2035, 15 anos antes do previsto no Acordo de Paris.
A partir do inventário de emissões, estão sendo realizados estudos para descarbonização de suas operações próprias e para engajamento da cadeia de valor rumo à economia de baixo carbono.
Como uma das diversas iniciativas neste sentido, desde 2020, a Companhia garante que 100% da energia elétrica utilizada em suas operações é de origem renovável através da compra dos I-RECs, ou Certificados de Energia Renovável. A aquisição dos I-RECs permite neutralizar essas emissões de gases do efeito estufa de escopo 2, além de fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e com alto desempenho em termos de sustentabilidade.
Para atuação junto à cadeia de valor, a Minerva Foods criou o Programa Renove, que visa promover o engajamento e atuação colaborativa com os pecuaristas fornecedores, na adoção de práticas de baixa emissão de carbono, utilizando metodologias internacionalmente reconhecidas para mensurar o balanço de carbono nas propriedades. A adoção de boas práticas, juntamente com a mensuração de emissão de carbono propiciou à Companhia a comercialização de seus primeiros produtos carbono neutro, provenientes das operações do Uruguai e do Brasil.