Pesquisar

Período da seca: suplementação do gado evita prejuízos 

Período da seca: suplementação do gado evita prejuízos

Todos os anos diversas regiões do Brasil passam pelo período de estiagem. Com isso, muitos animais morrem e pecuaristas lucram menos

O período da seca traz inúmeros problemas para os criadores de gado. Com a chegada da estiagem, a quantidade e a qualidade do capim resseca e os bovinos ficam sem uma alimentação adequada, causando diversos problemas como perda de peso, queda da produtividade e diminuição da taxa de fertilidade do rebanho. 

Além disso, o desempenho e o crescimento do gado ficam afetados, aumentando a idade de abate, ocasionando a perda da qualidade da carne. Segundo Matheus Ferraz, diretor executivo e fundador da Reino Rural, uma franquia que oferece produtos de suplementação animal, o principal prejuízo é o efeito sanfona, quando os animais ganham peso na época das águas e perdem peso na época da seca.

Uma forma de repor os nutrientes e engordar o rebanho é utilizar os suplementos alimentares, que auxiliam na digestão do animal e evitam que o gado perca o peso que havia ganhado durante os períodos chuvosos. É importante usar os suplementos para repor os níveis de proteína, energia e vitaminas que são muito reduzidos nos períodos de estiagem. “Estudos apontam que cada período de seca que o animal enfrenta com o efeito sanfona, ele atrasa em um ano seu desenvolvimento, por isso, é importante a suplementação animal de qualidade”, explica Matheus. 

A Reino Rural é uma franquia que oferece diversos produtos de suplementação para bovinos. Cada suplemento é indicado para uma situação específica. O V.e.S Super Premium Engorda, por exemplo, é feito à base de virginiamicina, cálcio, magnésio e outros nutrientes. É indicado para os bovinos de corte de todas as idades e em todas as fases de criação. O suplemento aumenta o apetite dos animais, auxilia no ganho de peso, melhora a absorção dos nutrientes e não deixa resíduos.

Já o PHós é indicado para bovinos de todas as idades e de todas as fases de criação. Ele contém em sua formulação uma alta concentração de Fósforo (cerca de 12%) e as principais vitaminas como Vitamina B12, A, D, E, cálcio, iodo e magnésio. Ele melhora a digestão, faz o animal ganhar peso, além de acelerar a desmama, aumentar a resistências das infecções, auxiliar na produtividade da carne e prevenir o acúmulo de gases e a fotossensibilidade.

Por fim, o Gold é um núcleo mineral para bovinos de corte e leite que contém enxofre, ferro, alho desidratado, vitaminas A, D, E, C que diminuem o risco de ocorrências de doenças causadas por pulverizações contínuas de venenos, auxiliando, assim, no equilíbrio do manejo das pulverizações, além de não deixar resíduos.

O diretor executivo da marca explica como usar os produtos. “A utilização dos produtos é muito simples, é só utilizar sal mineral ou proteinado na proporção, garantindo que cada animal consuma cerca de 4 gramas de cada um dos produtos por dia. Para o sal mineral é meio quilo de cada produto, agora para o sal proteinado é necessário fazer a conta no consumo”, conta. 

Os produtos vêm em baldes e embalados em saquinhos individuais, facilitando a conservação, já que o produtor vai usar um saquinho por vez. Mas é preciso lembrar que o produto deve ficar armazenado em um ambiente coberto e seco, protegido da luz solar.

Por ser uma realidade que é vivida todos os anos no Brasil, os pecuaristas podem se preparar para não enfrentar tantos prejuízos durante o período. Uma dica é a adubação de qualidade do pasto durante o período chuvoso, já que uma pastagem bem adubada suporta melhor a estiagem. Outra técnica é realizar a vedação da pastagem, que consiste em cercar uma parte do pasto e deixar crescer. Durante a seca, os animais são colocados nesse local para consumir o capim. 

A Reino Rural sediada em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, entrou para o franchising em 2021 e já conta com 33 franquias. O modelo oferecido é home office, onde o franqueado atua à distância. O investimento inicial é de até R$ 41 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação. O faturamento mensal pode chegar a R$ 57.700 e o prazo para o retorno do investimento é de 4 a 6 meses.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos