Por meio do Programa Integra SP, o secretário de Agricultura Guilherme Piai vem disseminando pelo estado a implementação de práticas agrícolas no âmbito da IPF.
A importância da floresta no sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) foi o tema do Dia de Campo, promovido pela Nelore Mocho CV, na Fazenda Campina, localizada no município de Caiuá, nesta quinta-feira (13/03), que contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai.
No evento, que comemora os 10 anos da implantação do sistema ILPF na propriedade, a Nelore Mocho CV apresentou os resultados do uso do sistema agrossilvipastoril de ILPF com eucalipto na propriedade, com dicas para melhorar a produção por meio de manejos corretos, sem a necessidade de novas áreas.
“O ILPF é uma estratégia que promove a rentabilidade do produtor e ao mesmo tempo permite a recuperação das pastagens degradadas dentro da propriedade, mais uma grande colaboração do agro para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e para a ampliação da capacidade do setor em produzir alimentos para a população”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
Com apoio do Governo de SP, o dia de campo destacou a importância da ILPF no sistema agrossilvipastoril estabelecido há uma década em uma área de 60 hectares, demonstrando a viabilidade e os benefícios da integração. Segundo Carlos Viacava, da Nelore Mocho CV, a Fazenda Campina alcançou um novo patamar, com a implantação do sistema ILPF. “Optamos pelo eucalipto, que cresce rápido e, hoje, produzimos 70 mil sacas de soja, 16 mil toneladas de silagem, 20 mil sacas de milho e diversas outras culturas, como aveia, girassol, milheto e sorgo″, explicou Viacava.
Francisco Matturro, presidente-executivo da Rede ILPF, lembra que a Fazenda Campina está localizada em uma região desafiadora, predominantemente de solos arenosos, característica que marca o arenito Caiuá. “A implantação do sistema ILPF tem proporcionado o desenvolvimento simultâneo de lavouras e bovinocultura, assim como a produção de silagem para alimentação dos rebanhos nos períodos de seca, que são bem acentuados na região”, destaca.
Rede ILPF
A integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades. Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.
Formada pela parceria público-privada entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Bradesco, a Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Syngenta, Suzano e Timac Agro, a Rede ILPF promove os sistemas integrados de produção − Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) − como uma solução sustentável e lucrativa para agropecuária brasileira.