O evento ocorre nessa semana e conta com a participação de membros do Icasa
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves completa 49 anos nesta semana, e para comemorar a data está promovendo o Seminário sobre Sustentabilidade nas cadeias de suínos e aves, com discussões sobre a sustentabilidade das cadeias produtivas. O evento iniciou nesta quarta-feira (12) e encerra na quinta-feira (13), no auditório Gralha-Azul, na sede da Unidade em Concórdia. O objetivo é destacar o compromisso da equipe de pesquisa da Embrapa com temas relevantes para as atividades, voltado às agroindústrias, cooperativas, órgãos de extensão rural e associações de produtores e conta também com a participação de membros do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).
A médica-veterinária e conselheira técnica do Icasa, Luciane Surdi, ressalta que o momento é de compartilhar experiências e tendências que acompanha o futuro das cadeias produtivas de suínos e aves. “As metas de redução de carbono buscam aumentar o sequestro de carbono com técnicas sustentáveis. Este processo no Brasil vem sendo implantado e os números são favoráveis e será necessário reduzir as emissões de carbono em 48,4% até 2025. O Icasa entende este desafio e estimula o produtor rural na adoção de práticas sustentáveis através de sua equipe técnica. As mudanças climáticas impactarão em 20% na produção animal, e a certificação de práticas de produção com baixa emissão de carbono será uma tendência mundial. O Brasil terá que se adequar para poder manter grandes mercados, como na exportação de grãos e carnes, considerando sua importância na produção de alimentos”, destaca.
SEMINÁRIO
A programação do evento está organizada em três painéis: suprimentos; produção de proteína animal e sustentabilidade; e descarbonização e política nacional. Cada painel trará experiências de especialistas, com moderação para um debate.
O primeiro painel sobre suprimentos terá abordagem nos protocolos de carbono da soja, milho e sorgo, cereais de inverno e nutrição e pegada de carbono na produção de suínos. Farão parte do painel pesquisadores das Unidades da Embrapa que atuam com o tema.
No painel sobre produção de proteína animal e sustentabilidade a moderação será da diretora da Embrapa Ana Euler, com participação e discussão da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Embrapa Suínos e Aves e Senai (Fiesc).
Os dois primeiros painéis ocorrem nesta quarta-feira, nos períodos da manhã e tarde. Já o terceiro painel sobre descarbonização e política nacional será na manhã de quarta-feira, com participação do Ministério da Agricultura e da Embrapa Meio Ambiente.
Ainda na quinta-feira pela manhã, após encerramento do seminário, será realizada uma solenidade de aniversário com a apresentação e o lançamento do projeto Suinocultura Sustentável do Brasil (SUSBra), é conduzido pela Embrapa Suínos e Aves por meio do Programa Inova, além das principais linhas de pesquisa em que a Unidade está atuando.
A programação do evento pode ser conferida pelo link https://www.embrapa.br/documents/1355242/0/seminario-49-anos. O evento ocorre de maneira presencial, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube https://www.youtube.com/@embrapa.
Fonte: Embrapa Suínos e Aves/Texto adaptado pela MB Comunicação