A assessora técnica da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Central, Bárbara Evelyn Magalhães Silva, esteve entre os dias 18 e 20 de junho, em Santa Catarina, onde conheceu o potencial do programa no estado. Acompanhada pela coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, ela visitou quatro propriedades atendidas em diferentes cadeias produtivas: olericultura, agropecuária, bovinocultura de leite e fruticultura.
De acordo com Paula, as visitas evidenciaram o impacto positivo da ATeG no agronegócio catarinense por meio da profissionalização da gestão das propriedades rurais, do aumento da produtividade e da renda e da adoção de práticas sustentáveis.
Bárbara observou o quanto os produtores valorizam o programa e o trabalho dos técnicos de campo e dos supervisores técnicos, confirmou a importância da ATeG nas propriedades e viu de perto a evolução dos produtores. Destacou o expressivo desenvolvimento das cadeias produtivas atendidas em Santa Catarina, conforme preconizado pela metodologia Nacional da Assistência Técnica e Gerencial.
De acordo com Bárbara, a ATeG vem cumprindo muito bem seu propósito de promover a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de disseminar tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente. Isso é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da competitividade do agronegócio do país.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância do Senar Central acompanhar as atividades da Assistência Técnica e Gerencial em Santa Catarina. Isso é fundamental para garantir a excelência do programa, o aprimoramento contínuo dos serviços e o impacto positivo no desenvolvimento do agronegócio catarinense e de todo o país.
CONHEÇA OS LOCAIS VISITADOS
ü Olericultura em Rancho Queimado: produtores Juliana Santos e Deivio José de Brito (técnica de campo ATeG Bruna Francine Krames e supervisor técnico ATeG Pablo Henrique Ambrósio).
ü Fazenda Casa de Pedra, em Alfredo Wagner: produtor Paulo Roberto Machado (técnico de campo Daniel Bunn e supervisor técnico Bruno Zanete Nesi).
ü Bovinocultura de Leite em Erval Velho: produtores Michel Zanon e Paloma Zanon (técnico de campo Lucas Lovatel e supervisor técnico Guilherme Romani).
ü Fruticultura em Tangará: produtores Tania Dreon Boesing e Celso Boesing (técnica de campo Lediane Moreira e supervisor técnico Guilherme Romani).
ATEG EM SC
A ATeG oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais.
Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. Somente no ano passado, foram atendidas 8.710 propriedades rurais.
Hoje, atuam no programa 211 técnicos de campo, 11 supervisores técnicos e 87 Sindicatos Rurais de 279 municípios. A iniciativa conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi.